Educação, esporte e religião: Governo sanciona 3 datas comemorativas aprovadas pela Alesp

Publicadas na edição desta quinta-feira (18) do Diário Oficial, novas leis celebram o Dia da Paz e Gentileza nas Escolas, do Fisiculturista e do Missionário Evangélico
18/04/2024 17:20 | Agora é lei | Da Redação - Fotos: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Governo sanciona 3 datas comemorativas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg322697.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Gerson Pessoa (Podemos)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg322698.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Felipe Franco (União)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg322719.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Rui Alves (Republicanos)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg322720.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O governador Tarcísio de Freitas sancionou três projetos de lei aprovados pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. As novas normas instituem datas comemorativas que, a partir de agora, serão celebradas anualmente no estado: o Dia da Paz e Gentileza nas Escolas; Dia do Fisiculturista; e Dia do Missionário Evangélico. As novas leis foram publicadas na edição desta quinta-feira (18) do Diário Oficial.

Para transformar o ambiente escolar paulista, a Lei 17.901/2024 institui o dia 20 de abril como o Dia Estadual da Paz e Gentileza nas Escolas e promove uma política de respeito, tolerância, diálogo e solidariedade nas escolas.

De acordo com Gerson Pessoa (Podemos), autor da proposta, a política será guiada por cinco principais diretrizes: educação em valores; diálogo e mediação de conflitos; educação emocional; participação cidadã e prevenção ao bullying.

"A implementação dessa cultura nas escolas exige um esforço conjunto de toda a comunidade escolar, incluindo diretores, professores, alunos, pais e funcionários. É importante que haja um compromisso firme e contínuo para a promoção da paz e da justiça nas escolas e na sociedade como um todo", defende o deputado.

Fisiculturismo

De autoria do deputado e fisiculturista Felipe Franco (União), a Lei 17.900/2024 cria uma data para valorizar o atleta, incentivando e reconhecendo a prática do fisiculturismo no estado. Celebrado anualmente no dia 30 de outubro, o Dia do Fisiculturista vai, segundo o parlamentar, dar mais visibilidade aos amantes da modalidade.

"Sabendo das dificuldades do esporte hoje no Brasil, o fisiculturismo abriu várias portas e engrandece, cada vez mais, os praticantes de atividade física. O fisiculturista é aquele que motiva as pessoas a se movimentarem", comentou Franco.

As primeiras competições de fisiculturismo do mundo aconteceram no início do século 18 e consistem em avaliar a hipertrofia muscular, a beleza e simetria dos corpos dos atletas.

Missionário Evangélico

Proposto pelo deputado Rui Alves (Republicanos), o Dia do Missionário Evangélico, instituído pela Lei 17.902/2024, pretende homenagear as pessoas que se dedicam a essa atividade. Os missionários são aqueles que saem de suas casas para espalhar a palavra de sua religião para outras pessoas.

Segundo o deputado, muitos saem de suas cidades ou até mesmo de seu país de origem para pregar o evangelho. "São pessoas que se comprometem em dedicar suas vidas para disseminar a palavra de Deus ao redor do mundo todo, com objetivo de atingir o coração e as intenções das pessoas", comentou Rui Alves.


alesp