População de Dois Córregos reivindica recursos para Saúde e estradas em audiência do Orçamento 2025

Pedidos apresentados buscam contemplar municípios de toda a Microrregião de Jaú; o próximo encontro da Comissão de Finanças da Alesp está marcado para esta sexta, 19, em Paulínia
18/04/2024 20:54 | Participação popular | Matheus Batista - Foto: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Audiência do orçamento realizada em Dois Córregos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg322739.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Evento promovido pela CFOP da Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg322740.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião foi presidida pelo deputado Marcolino (PT)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg322741.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público pediu melhorias para Saúde e estradas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg322742.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dois Córregos fica na região de Bauru<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg322743.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A população do município de Dois Córregos, na Região Administrativa de Bauru, marcou presença na audiência do Orçamento 2025 realizada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo nesta quinta-feira (18). Os pedidos para a Saúde e para melhorias em estradas estiveram entre as principais demandas apresentadas.

Um dos Municípios de Interesse Turístico do Estado (MIT), Dois Córregos está a cerca de 300 quilômetros da Capital e integra, junto com outros 11 municípios, a Microrregião de Jaú.

Estradas

Durante a audiência promovida pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp - a primeira na cidade -, a população local apresentou a preocupação com a principal estrada que liga Dois Córregos aos demais municípios da região.

O prefeito Ruy Favaro solicitou recursos aos parlamentares presentes para o asfaltamento da vicinal responsável também pelo ligamento da Região de Bauru com a Região de Piracicaba. "É a ligação de duas importantes regiões e uma batalha de longa data dos prefeitos. Gostaríamos que a Assembleia consignasse recursos para que a gente visse ao menos o projeto elaborado", disse.

O presidente da Câmara de Dois Córregos, Vinicius Oliveira, corroborou o pedido para as estradas da região. "É muito importante para que a gente possa dar garantia para essas cidades que são contempladas e, justamente, atender toda a nossa região administrativa", afirmou.

Saúde

Na área da Saúde, os pedidos da população local abordaram a preocupação com as internações para tratamentos de média e alta complexidades. Diretor-técnico da Santa Casa de Dois Córregos, Cristiano Nassif solicitou a implementação de um serviço de Unidades de Terapias Intensivas (UTI) na cidade.

"A gente sana a baixa complexidade e acaba encaminhando para as outras unidades de referência os casos de média e alta complexidade. Isso não precisa ser assim", disse o médico. "Nós temos os profissionais e conseguimos montar isso dentro do nosso município", completou.

Prefeito de Torrinha, cidade da mesma região administrativa, Rene Blumer também solicitou recursos para a Saúde. "Precisamos levar adiante a ideia do AME [Ambulatório Médico de Especialidades] na microrregião de Jaú. Estamos ansiosamente esperando por isso porque precisamos do apoio do Estado nos atendimentos de média e alta complexidade", disse. "[As internações] inviabilizam totalmente as finanças dos municípios, que já sofrem tanto na atenção básica", completou.

Na ocasião, a Comissão de Finanças da Alesp, representada pelos deputados Luiz Claudio Marcolino (PT), que presidiu a audiência, Enio Tatto (PT) e Dirceu Dalben (Cidadania), anunciou a reserva de R$ 750 mil no Orçamento do Estado, que será votado ao final do ano, para o custeio de ações em Saúde na região.

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:



Mais imagens da audiência: https://www.flickr.com/photos/assembleiasp/albums/72177720316306260/

O Orçamento

Entre os meses de março, abril e maio, os integrantes da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp viajarão 25 cidades de diferentes regiões do Estado para consultar, direto com os cidadãos, quais são as principais demandas dos municípios paulistas.

Todo o trabalho produzido durante esses encontros será incorporado à Lei Orçamentária Anual (LOA). Esse documento prevê a arrecadação estadual e fixa as despesas do ano seguinte. Dessa forma, é o instrumento pelo qual são previstos e planejados os investimentos em diversas áreas, como Saúde, Educação, Segurança Pública, entre outras.

Confira o calendário completo:

alesp