Parlamentar solicita apoio do Governo de SP em razão da forte chuva em Sorocaba

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
22/01/2024 16:31 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Carlos Cezar

O deputado Carlos Cezar (PL) encaminhou, na tarde deste sábado (20), ofício ao governador Tarcísio de Freitas no qual solicitou apoio do Governo de São Paulo às consequências da forte chuva ocorrida em Sorocaba entre a noite de sexta-feira (19) e a madrugada de sábado (20). Segundo a Defesa Civil, a cidade registrou 150 milímetros de chuva num período de três horas - o maior índice pluviométrico do Estado de São Paulo nesta data.

Em meio às graves consequências trazidas ao Poder Público e à população, uma mulher de 74 anos morreu por afogamento, após não conseguir deixar um carro parado em razão do alagamento na Avenida Juvenal de Campos (trecho da marginal do Rio Sorocaba). Já um casal ilhado no cruzamento das Avenidas Comendador Pereira Inácio e Washington Luiz foi salvo por oficiais da 3ª Cia. da Polícia Militar.

Na área da saúde, enquanto um muro externo do Hospital Evangélico desabou, levando à interdição pela Defesa Civil Municipal, porém, sem afetar os atendimentos; o hospital do Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (GPACI) sofreu vários prejuízos, como a perda de medicamentos, equipamentos e a inundação de vários setores, por exemplo, a ala de quimioterapia.

O GPACI é o hospital de referência em tratamentos de câncer em crianças e adolescentes, de 0 a 18 anos, para os 48 municípios da Diretoria Regional de Saúde de Sorocaba (DRS 16). Anualmente, o hospital presta cerca de 40 mil atendimentos a aproximadamente 20 mil pacientes, dispondo 100 leitos clínicos, cirúrgicos, UTI e de apoio. Ao longo dos mandatos, o deputado Carlos Cezar já destinou cerca de R$ 6 milhões ao hospital em emendas parlamentares.

No sábado (20), a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP) coordenou uma ação de recuperação no hospital do GPACI com a participação de 40 policiais militares, equipes do Corpo de Bombeiros e da Escola de Soldados. As doações ao hospital podem ser feitas pela chave pix 50819523000132 (CNPJ).

"Todo nosso empenho ainda é pouco, tendo em vista o que o GPACI representa para Sorocaba e região. Mas, somando esforços, podemos fazer ainda mais pelo hospital, por cada instituição e cada família que está sofrendo com toda essa calamidade. Que Deus nos abençoe!", destaca Carlos Cezar.