Gripe: parlamentar reitera à comunidade importância da vacinação

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
23/04/2024 11:38 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Edmir Chedid

Compartilhar:

Vacina está disponível em postos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg322859.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Edmir Chedid (União) reiterou nesta segunda-feira (22) a importância da campanha de vacinação contra a gripe no Estado de São Paulo. Com o intuito de garantir a eficácia dessa iniciativa, o parlamentar reiterou ao público-alvo seu pedido para procurar postos e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) - a campanha dos grupos prioritários seguirá até 31 de maio em todo o Estado.

A campanha procura atingir a cobertura vacinal de até 90% dos grupos elegíveis, evitando as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções causadas pelo vírus influenza. "A vacinação é a melhor estratégia de prevenção. Além disso, é importante lembrar que possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus", disse.

Segundo o parlamentar, com informações do Ministério da Saúde, 22% do público-alvo se vacinou contra o vírus influenza. "Na prática, representa que apenas 14,4 milhões de doses foram aplicadas para um público-alvo de 75,8 milhões de pessoas. Por isso, reitero aqui minha preocupação e pedido para que as pessoas que integram esse público-alvo procurem as unidades de saúde", acrescentou.

Entre os Estados com as menores porcentagens da população vacinada estão o Mato Grosso do Sul (14,18%), Mato Grosso (14,36%), Bahia (14,92%) e Rio de Janeiro (17,76%), além do Distrito Federal (13,78%). Neste ano, a vacina é destinada a proteger contra a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. "Procurem as unidades de saúde a atualizem suas cadernetas", concluiu.

Vacina 100 Dúvidas

O governo de São Paulo criou o portal "Vacina 100 Dúvidas" com as perguntas mais frequentes sobre vacinação nos buscadores da internet. A plataforma esclarece diversas questões, como efeitos colaterais, eficácia das vacinas, doenças imunopreveníveis e quais os perigos ao não se imunizar. O acesso gratuito ao portal está disponível no link: https://www.vacina100duvidas.sp.gov.br/


alesp