Alesp sedia 'Prêmio Não Aceito Corrupção', que exalta a transparência nos setores público e privado

Divididos em seis categorias, projetos e ações de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Pernambuco e Amazonas estiveram entre os vencedores
26/03/2024 17:09 | Reconhecimento | Da Redação - Fotos: Rodrigo Costa

Compartilhar:

4ª edição do Prêmio Não Aceito Corrupção<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg321383.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputada Carla Morando<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg321384.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 4º Prêmio Não Aceito Corrupção: diretoria<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg321385.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 4ª edição do Prêmio Não Aceito Corrupção<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg321364.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> A jogadora de basquete Janeth Arcain: homenagem<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg321365.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Realizado no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo nesta segunda-feira (25), a solenidade de entrega da 4ª edição do "Prêmio Não Aceito Corrupção", promovido pelo Instituto Não Aceito Corrupção (Inac), reconheceu projetos acadêmicos, soluções tecnológicas, reportagens investigativas e práticas nos setores público e privado que denunciam ou criam formas de combater a corrupção no Brasil. O evento reuniu representantes da sociedade civil, acadêmicos, empresários, políticos e jornalistas. A deputada Carla Morando (PSDB) representou o Parlamento Paulista na cerimônia que foi solicitada pelo presidente da Casa, o deputado André do Prado (PL).

"Este é um evento de muita relevância e extrema importância. Torna tudo ainda mais especial ele estar sendo realizado aqui, na Alesp, que sempre prioriza as pautas anticorrupção e a busca por uma transparência cada vez maior em sua atuação. Esse é um assunto que precisa sempre estar presente na Casa e na sociedade", afirmou a deputada. "Contem com o nosso apoio na luta contra a corrupção e na construção de um Brasil mais ético e justo para as próximas gerações. Seguimos unidos trabalhando por um estado e um país mais fortes, livres da corrupção e fortalecidos em prol de uma causa justa e digna", acrescentou Carla.

O Instituto é uma associação civil, nacional e apartidária, sem fins econômicos, com atuação em quatro frentes: Pesquisa, Educação, Construção de uma política pública anticorrupção e Mobilização da sociedade. A premiação teve 18 agraciados e foi dividia em seis categorias: Academia, Tecnologia e Inovação, Governança Corporativa, Experiência Profissional, Jornalismo Investigativo e Comunicação Local. Trabalhos de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Pernambuco e Amazonas estiveram entre os vencedores. Ainda foi entregue a Menção honrosa "Integridade no Esporte" e o Grande Prêmio, escolhido entre todos os vencedores da noite.

Livro eletrônico

Os conteúdos premiados ainda serão publicados em um livro eletrônico e poderão ser replicados por empresas e entidades públicas e privadas de todo País. "Objetivo, após o prêmio, é aplicar na prática as propostas vencedoras, oferecendo ao governo, à iniciativa privada e ao terceiro setor novas ferramentas de combate à corrupção", explicou o presidente do Inac, Roberto Livianu, que é procurador de Justiça, atuando na área criminal, e doutor em Direito pela USP. "É sublime, para nós, estarmos nesse plenário que é símbolo republicano-democrático do povo paulista. Principalmente hoje, quando se celebra o bicentenário da primeira Constituição do Brasil", lembrou ele.

Ainda de acordo com o presidente do Inac, seus integrantes trabalham com a sensibilização, mobilização e divulgação de conceitos e soluções práticas para o enfrentamento de um dos grandes obstáculos para o desenvolvimento social, econômico e político do Brasil. "Essa noite serve para nos lembrar que o cenário é de extrema dificuldade para o combate à corrupção. O princípio da moralidade vem sendo literalmente abandonado. Os sistemas de fiscalização e controle da coisa pública precisam ser constantemente aperfeiçoados. O País pede também a melhor aplicação de regras de transparência e governança que levem ao mesmo tempo a qualidade na prestação de serviços públicos e privados", apontou a porta-voz do Inac, no início da cerimônia.



Os vencedores das seis categorias da 4ª edição do "Prêmio Não Aceito Corrupção" foram:

Academia

Autor: Vitor dos Santos. Equipe: Paulo Rogerio Scarano

Artigo com objetivo analisar e mensurar os fatores políticos e econômicos, relacionados às características institucionais dos países, que interferem na percepção de corrupção que se tem em relação a cada uma das nações.

Tecnologia e Inovação

Autor: Altieres de Oliveira Silva. Equipe: Sergio Moro, Viviane Coelho de Sellos-Knoerr, Flavia Jeane Ferrari, Adriane Garcel e Diego dos Santos Janes

O projeto objetivou a criação e o desenvolvimento da "Revista de Direito e Análise da Corrupção" como um veículo acadêmico-digital especializado, visando analisar a corrupção em países emergentes e as deficiências nos sistemas de governança corporativa, propiciando um acesso mais democrático e sem custos à informação de qualidade;

Governança Corporativa

Autor: Fabiano Ricardo Boro Alves. Equipe: Bruno Barbosa de Souza Santos e Paulo José da Silva

O trabalho apresentado descreve a experiência que a Câmara Municipal de Campinas, representada pelos servidores da Controladoria Geral tiveram ao participar do Programa Nacional de Transparência Pública 2023, promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon).

Jornalismo Investigativo

Autor: Breno Pires

No Maranhão, um dos estados mais pobres do Brasil, a investigação jornalística para a Piauí desvendou uma usina de fraudes no Sistema Único de Saúde (SUS) envolvendo recursos federais originados no esquema do orçamento secreto.

Comunicação Local

Autor: Frederico Celso Santana Bastos. Equipe: Fábio Bispo

O Vocativo e a InfoAmazonia identificaram o comércio ilegal de artesunato, mefloquina e cloroquina, produzidos pela Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) e pelo Ministério da Saúde, e que deveriam ser distribuídos gratuitamente para o tratamento da malária entre os indígenas Yanomami. Com base na reportagem, a FioCruz orientou a Polícia Federal nas investigações que desarticularam a quadrilha.

Experiência Profissional

Autor: Gilberto Araújo Couto

O projeto tem como objetivo contribuir para a melhor utilização das ciências comportamentais em Programas de Integridade em empresas privadas que por vezes acabam sendo construídos unicamente para atender a requisitos exigidos por leis e autoridades, mas que não são capazes de sensibilizar e influenciar as decisões humanas em momentos de pressão.


alesp