Mês da Mulher: Alesp aprova datas comemorativas para o Calendário Oficial de São Paulo

Iniciativas parlamentares valorizam papel feminino nos diferentes espaços da sociedade e fomentam ações de conscientização; uma das datas aprovadas institui o mês de maio como aquele dedicado aos cuidados da Saúde Mental Materna
26/03/2024 19:59 | Valorização e conscientização | Da Redação - Foto: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Congresso de Comissões realizado nesta terça (26)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg321368.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputada Carla Morando (PSDB)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg321371.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Dr. Jorge do Carmo (PT)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg321372.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Delegado Olim (PP)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg321419.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Capitão Telhada (PP)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg321420.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputada Marina Helou (Rede)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg321373.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputada Leticia Aguiar (PP)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg321374.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Após a realização de uma reunião conjunta das Comissões Permanentes da Assembleia Legislativa de São Paulo, nesta terça-feira (26), as deputadas e os deputados paulistas aprovaram a inclusão de cinco novas datas comemorativas no Calendário Oficial do Estado.

Esse rol de iniciativas tem como objetivo fomentar ações de conscientização sobre temas importantes e valorizar o papel da mulher nos mais diferentes espaços da sociedade.

"Ter projetos de lei aprovados para mulheres, no mês da mulher, tem todo o sentido. É importante demais. Agradeço a todos os parlamentares que ajudaram na aprovação dessa proposta", comentou a deputada Carla Morando (PSDB), uma das autoras das proposituras aprovadas.

A inclusão de datas no Calendário Oficial é uma prerrogativa das Comissões Permanentes de mérito. Dessa forma, os cinco projetos de lei que instituem os marcos comemorativos dependem somente de publicação oficial para entrarem em vigor em âmbito estadual.

As datas aprovadas são:

- 11 de Fevereiro - "Dia de Mulheres e Meninas na Ciência" - Marina Helou (Rede)

Reconhece as relevantes contribuições das mulheres à ciência e para a formulação de soluções aos desafios da nossa sociedade, inspirando outras mulheres a também seguirem na carreira acadêmica.

- 16 de Dezembro - "Dia da Policial Civil Feminina" - Delegado Olim (PP)

Valoriza as mulheres integrantes das forças policiais, que trazem habilidades de comunicação e de resolução de conflitos essenciais para a rotina de policiamento. Também homenageia a investigadora Milene Bagalho Estevam, que morreu enquanto atuava na Polícia Judiciária.

- 26 de Maio - "Dia da Cuidadora - Irmã Dulce" - Dr. Jorge do Carmo (PT)

Homenageia e reconhece o trabalho das cuidadoras da saúde, que desempenham trabalho nobre no atendimento e proteção aos pacientes e a seus familiares, garantindo o "bem cuidar", o conforto e o acolhimento dos pacientes.

- 9 de Março - "Dia das Mulheres do Futebol de Várzea" - Carla Morando (PSDB)

Valoriza a participação ativa das mulheres nos torneios de várzea espalhados pelo estado, ampliando ainda mais essa tradição esportiva.

"Maio Furta-cor" - Capitão Telhada (PP), Marina Helou (Rede) e Letícia Aguiar (PP)

Destaca o mês dedicado à promoção de ações de conscientização e incentivo ao cuidado da Saúde Mental Materna. A escolha da "furta-cor" se dá porque sua tonalidade se altera a depender da luz que recebe, sendo assemelhada diversidades da experiência da maternidade.

alesp