Falta insulina na rede pública de Rio Claro


27/03/2020 14:20 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Márcia Lia

Compartilhar:


A deputada Márcia Lia quer explicações da Secretaria de Estado da Saúde para a falta de insulina lantus na rede pública, em especial na cidade de Rio Claro. A parlamentar encaminhou requerimento de informação e aguarda resposta do secretário José Henrique Germann Ferreira.

"Queremos entender de quem é a falha e como e quando isso será resolvido, uma vez que a Lei Federal 11.347/2006, em seu artigo 1º, garante a todos os pacientes de diabetes acesso gratuito, via SUS, aos medicamento e insumos para seu tratamento", falou Márcia Lia.

O requerimento de informação 133/2020 questiona a Secretaria de Estado da Saúde sobre a falta da Insulina Glargina ou Insulina Lantus em São Paulo e pede a confirmação da informação do desabastecimento. A Insulina Lantus é indicada para o tratamento de pacientes com diabetes tipo 1, diabetes gestacionais ou diabetes tipo 2 e em crianças com 6 anos ou mais que necessitam de insulina basal (de longa duração) para o controle da hiperglicemia.

O documento da deputada Márcia Lia também solicita o número de pacientes que fazem uso da Insulina Lantus por meio da rede pública de saúde e em quais cidades; com qual frequência e qual quantidade o Governo Federal abastece a rede estadual de Insulina Lantus; e, na falta de envio do remédio pelo Governo Federal, por qual razão o fornecimento não está ocorrendo.

Especificamente sobre Rio Claro, o requerimento de informação solicita confirmação de desabastecimento há meses e quer a previsão de normalização do serviço.


alesp