Audiência Pública na Alesp debate os desafios da pesquisa científica no Brasil

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
29/11/2023 17:18 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria da deputada Beth Sahão

A Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas e Institutos de Pesquisa, criada e coordenada pela deputada estadual Beth Sahão (PT), realiza audiência pública nesta quarta-feira, 29 de novembro, que terá o pesquisador científico, cuja data é celebrada no dia 18 de novembro, no centro do debate.

Com o tema "Por uma Política de Ciência e Tecnologia para o Estado de São Paulo", o evento acontece a partir das 16 horas, no Plenário Tiradentes da Assembleia Legislativa de São Paulo, com apoio da própria Alesp e da Associação de Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC).

A iniciativa é mais uma ação dentro da Frente lançada oficialmente em abril deste ano com objetivo de promover o fortalecimento das instituições públicas de ensino superior e seu inestimável legado científico.

Um dos posicionamentos firmados pela deputada, titular da Comissão Permanente de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação, e que conta com o apoio da comunidade acadêmica e científica é a mobilização contra a onda privatista do atual governo do estado que pode afetar até mesmo a continuidade dos trabalhos em prol da ciência.

O desafio, como destaca Beth Sahão, é enorme, uma vez que os últimos governos estrangularam os recursos para o setor. Uma realidade que agora, sob a gestão do presidente Lula, começa a mudar, mas que exige ampla mobilização.

Conforme levantamento do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos, nos últimos anos o Brasil pode ter perdido cerca de 6,7 mil pesquisadores, que optaram por continuar seus trabalhos no exterior.

AMPLA ADESÃO

Compõem a mesa da audiência pública, junto com a deputada, Patricia Clissa, presidente da APQC; Magali Vicente Proença, representante da Secretaria Estadual de Saúde e coordenadora de Ciência e tecnologia e Insumos Estratégicos de Saúde; Carlos Ghobril, representante da Secretara Estadual de Agricultura e Abastecimento e coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA); Celso Luís Marino, assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa da Unesp; Ros Mari Zenha, geógrafa, pesquisadora e presidenta da Associação dos Empregados do IPT; Renan Alencar Moreira, assessor especial da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana de Oliveira; Frederico Dal Pozzo Arzolla, presidente da Comissão Permanente do Regime de Tempo Integral (CPRTI) da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação; Suzan Pantaroto de Vasconcellos, pró-reitora adjunta de Pós-Graduação e Pesquisa, representando a reitora da Unifesp, Raiane Severino Assumpção; Paula Hypólito de Araújo, coordenadora de Projetos e representante da diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá.

Também devem estar presentes representantes da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), do Conselho das Instituições de Pesquisa do Estado de São Paulo (Consip), dentre outros.