Cooperativa de funcionários da Alesp faz 10 anos


27/06/2011 20:46

Compartilhar:

José Carlos Gonçalves (esq) <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/CoopealespZE1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Modesto Tavares de Lima <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/CoopealespZE6.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Há 10 anos, por iniciativa de um grupo de funcionários, foi criada a Cooperalesp - Cooperativa dos Funcionários da Assembleia Legislativa de São Paulo, com um capital de R$ 5 mil. Passados 10 anos, a cooperativa tem hoje 640 sócios e um capital de R$ 4,7 milhões. O presidente Modesto Tavares de Lima falou das vantagens que a Cooperalesp apresenta para os associados: "para quem aplica, remuneração de 100% da Selic, e para quem toma o empréstimo, o juro cobrado pela cooperativa é muito inferior ao juro bancário, além do dinheiro ser liberado praticamente de um dia para o outro".

Para uma instituição que começou com 25 pessoas, houve um crescimento rápido e sólido. Conforme lembraram Rita Ferraro e José Carlos Gonçalves, fundadores da cooperativa, a cooperativa foi uma alternativa prática e econômica para quem precisava de dinheiro rápido. José Carlos contou que Joalve Vasconcelos, então presidente do Sindalesp " Sindicato dos Funcionários da Assembleia, trouxe a ideia e ele, José Carlos, então presidente da Afalesp, encampou. José Carlos atribuiu a Pedro Arnaldo Fornacialli, outro fundador da CooperAlesp, o embasamento jurídico que possibilitou à cooperativa que se transformasse no que é hoje.

alesp