Projeto prevê a criação da Galeria das Deputadas Estaduais Paulistas

08/03/2006 18:26

A deputada Ana Martins, líder do PCdoB na Assembléia Legislativa, protocolou, em 7/3, projeto de resolução que prevê a criação da Galeria das Deputadas Estaduais Paulistas na Assembléia Legislativa. A proposta tem o apoio da Mesa Diretora e de parcela significativa de deputados e deputadas da Casa. "O objetivo é homenagear e incentivar a participação da mulher na política parlamentar paulista, resgatando sua história de lutas pela emancipação feminina", explica a proponente.

Além da Galeria das Deputadas, haverá uma exposição permanente com retratos, documentos, honrarias conferidas às parlamentares, bem como suas respectivas biografias, que servirão para a realização de pesquisas e atividades culturais e educativas acerca da importância da participação da mulher na política brasileira.

Dia da Mulher

Além desta iniciativa, a agenda da deputada neste mês de março está tomada por atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher. Ela já participou de importantes eventos como o seminário Questão da Mulher, promovido pelo Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil, nos dias 3 e 4/3, que discutiu a concepção emancipacionista. "Uma das conclusões a que as mulheres comunistas chegaram é de que a luta pela compreensão do papel social da maternidade encontra ainda grande resistência. Nestes tempos de neoliberalismo, que em todos os campos vive-se uma tentativa regressista no terreno das idéias, está em curso um movimento para fazer a mulher voltar "para casa", movimento sem glória, é verdade, mas que demonstra todo o atraso que pode permear o neoliberalismo", explica a deputada. O PCdoB em São Paulo tem duas mulheres à frente do comando, que são Nádia Campeão e Julia Roland, presidentes estadual e municipal do partido, respectivamente.

No dia 5/3, a deputada foi convidada a participar de uma confraternização de mulheres que reuniu mais de 50 mulheres no bairro de São Miguel Paulista. Em 7/3, ela engrossou o inédito ato realizado em frente ao Tribunal de Justiça, na praça da Sé, contra a impunidade da violência contra a mulher e pela aprovação do Projeto de Lei 4.559, que prevê medidas educativas, assistenciais e punitivas para a violência doméstica. Esta manifestação envolveu 24 Estados da Federação. Em São Paulo, o mote foi "Violência contra as mulheres: dê uma banana para a impunidade!" No mesmo dia 7/3, Ana gravou um programa especial sobre o tema para a TV Assembléia.

Na quarta-feira, dia 8/3, acompanhada por uma comitiva de mulheres de Campo Limpo, organizadas na Casa da Mulher e da Criança, Ana Martins homenageou as funcionárias e as mães na maternidade do Hospital de Campo Limpo. À tarde, a deputada, como faz habitualmente, participou do tradicional ato e caminhada de mulheres da avenida Paulista até a praça Ramos de Azevedo, organizados por mais de 70 associações e vários partidos políticos.

A deputada também foi homenageada pela vereadora Luiza Cordeiro (PCdoB) na sessão solene realizada pela Comissão Permanente Extraordinária de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Guarulhos, em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

amartins@al.sp.gov.br