Área da Vila Zalla pode ser doada ao município de Laranjal Paulista

20/04/2006 10:25

Da esquerda para a direita: vereador Heitor Camarin Junior, deputado Hamilton Pereira, Mario Rodrigues Junior (DER) e vereador Marcelo Alessandro Contó<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/HAMILTON ZALLA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os vereadores de Laranjal Paulista Heitor Camarin Junior (presidente da Câmara) e Marcelo Alessandro Contó, ambos do PT, ficaram animados na última segunda-feira, 17/4, com a possibilidade de doação de uma área na Vila Zalla, hoje de domínio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), à Prefeitura de Laranjal Paulista.

Numa reunião intermediada pelo deputado Hamilton Pereira (PT) com o superintendente do DER, Mario Rodrigues Junior, os vereadores reivindicaram a transferência do domínio da área situada na Vila Zalla. Segundo eles, há cerca de 20 anos, inúmeras famílias vêm ocupando a região, que acabou ficando sem utilidade após a alteração do traçado da rodovia Marechal Rondon. "Cerca de 200 famílias residem no local, e isso ocorre há tanto tempo que é praticamente impossível removê-las sem nenhum tipo de trauma", argumentaram os vereadores.

A reivindicação foi prontamente compreendida pelo superintendente do DER, que já solicitou à sua assessoria a realização de um levantamento sobre a área, com o objetivo de subsidiar um projeto de transferência de domínio a ser apresentado na Assembléia Legislativa por parte do Governo do Estado.

Um segundo pedido de transferência de domínio foi apresentado pelos vereadores com relação à área localizada no km 172,3 da rodovia Marechal Rondon, onde hoje está a rua Governador Pedro de Toledo.

O superintendente se comprometeu a realizar estudos sobre a possibilidade de realizar obras de melhorias no trevo da rodovia Marechal Rondon que dá acesso à empresa Ajinomoto Biolatina.

Sobre a realização de um desvio da rodovia no distrito de Maristela, Mário Rodrigues concordou com a necessidade da obra, tendo em vista que o trecho é hoje usado como rota de fuga dos pedágios da rodovia Castello Branco por inúmeros caminhões de carga. Porém, o superintendente ponderou que, por se tratar de uma intervenção de grande porte, necessitará de um aporte maior de recursos no Orçamento do Estado.

Mário Rodrigues assumiu o compromisso de instalar um sistema chamado Safety Box, com sinalizadores sonoros de asfalto e lombadas eletrônicas, no trecho que passa pelo perímetro urbano de Laranjal Paulista, com o objetivo de coibir o tráfego de veículos em alta velocidade, que, segundo os vereadores, tem representado grande risco à segurança dos pedestres. O superintendente também avaliará a possibilidade de construção de uma passarela sobre a rodovia na altura do km 177,2, ligando a Vila Zalla ao bairro Pedro Pinto. O deputado Hamilton Pereira se comprometeu a acompanhar o encaminhamento das demandas pelo DER, para garantir que as iniciativas sejam tomadas o mais rapidamente possível.

hpereira@al.sp.goc.br