Assembléia de São Paulo filia-se à Unale
DA REDAÇÃO
O presidente da Assembléia Legislativa, Sidney Beraldo, assinou nesta terça-feira, 6/7, a minuta do termo de filiação do Parlamento paulista à União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale). A adesão definitiva à entidade se concretizará com a assinatura de documento por parte dos demais integrantes da Mesa Diretora, os deputados Emidio de Souza (1º secretário) e José Caldini Crespo (2º secretário).
A inclusão de São Paulo "reforça os objetivos e as lutas da entidade em âmbito nacional", afirmou o presidente da Unale, o deputado estadual piauiense Leal Jr. (PFL). Ele foi eleito em maio deste ano, em congresso realizado em João Pessoa, para presidir a organização no biênio 2004/2005.
Beraldo reconheceu a Unale como o fórum adequado para o debate de questões importantes, como a ampliação da autonomia e a redistribuição das áreas de atuação dos legislativos estaduais. "Não se trata de corporativismo, mas precisamos ter um modelo de desenvolvimento econômico e social que leve em conta as vocações regionais. E são as assembléias legislativas que pautam a discussão desses temas", afirmou.
Para Beraldo, a ampliação da autonomia passa pelo debate de questões como as reformas política e tributária. Ele lembrou ainda as atividades que a Assembléia paulista desenvolveu no Fórum Legislativo de Desenvolvimento Econômico Sustentado, com a realização, em 2003, de reuniões nas regiões administrativas do Estado. "Precisamos ter a cabeça globalizada, mas os pés na região", resumiu.
"Contamos com o esforço de São Paulo num momento em que os legislativos estaduais estão fragilizados, impedidos de exercer plenamente seu direito de legislar e fiscalizar", afirmou a deputada estadual Cidinha Campos (PDT/RJ). Membro do conselho fiscal da Unale, ela criticou os limites impostos à atuação das comissões parlamentares de inquérito e juntou-se a outros integrantes da diretoria da entidade na avaliação positiva da adesão de São Paulo à organização.
A filiação de São Paulo ocorreu durante reunião da diretoria da Unale, realizada na Assembléia Legislativa. Membros do corpo diretivo da entidade, os deputados Vanderlei Macris e José Carlos Stangarlini (ambos do PSDB) reafirmaram a disposição de trabalhar pela filiação individual dos parlamentares paulistas. Eles também defenderam a realização do congresso anual da Unale em São Paulo, em 2006. O próximo encontro de legislativos estaduais está marcado para 2005, em Salvador.
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entre o moderno e o eterno, Curupira é símbolo da COP 30 e da proteção ambiental de São Paulo
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Proposta que reestrutura Política de Assistência Social no estado é aprovada no Plenário da Alesp
- Nota de Pesar - José Afonso da Silva
- Indicação da Alesp passa em Plenário e deputado Carlos Cezar será conselheiro do TCE
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações