Projeto transfere Hospedaria dos Imigrantes para Unifesp, em Santos
Está pronto para ser votado o Projeto de Lei 528/05, do 1º secretário da Assembléia Legislativa, deputado Fausto Figueira (PT), que transfere gratuitamente o direito de posse da Hospedaria dos Imigrantes, em Santos, à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O projeto recebeu pareceres favoráveis das comissões de Constituição e Justiça e de Serviços e Obras Públicas.
Figueira apresentou o projeto porque o imóvel foi cedido pelo governo estadual à Unifesp por tempo indeterminado, mas com permissão de uso a título precário, que pode ser revogada a qualquer momento. "A cessão definitiva pode garantir a liberdade necessária para que a instituição desenvolva as obras de recuperação, restauração e adaptação do prédio, por meio de recursos federais e de captação mediante leis de benefícios fiscais", justifica o deputado.
Construída em 1912, a Hospedaria dos Imigrantes tem mais de 8 mil metros quadrados de área construída. Também serviu de armazém de bananas destinadas à exportação e ficou abandonada por muitos anos.
Atualmente, a Unifesp funciona de maneira provisória em um prédio alugado pela prefeitura, no bairro de Via Mathias, o mesmo em que se encontra a hospedaria. A instalação do campus para atender à Baixada Santista é decorrência de projeto de lei da deputada federal Mariângela Duarte. Há 50 anos, não era instalada uma instituição de ensino público superior na região.
A aula inaugural foi dada pelo reitor da universidade, Ulysses Fagundes Neto, no Teatro Municipal de Santos, em 6/3. A Unifesp oferece inicialmente cinco cursos: fisioterapia, educação física, psicologia, nutrição e terapia ocupacional. O novo campus faz parte da política do presidente Luís Inácio Lula da Silva de ampliar o número de vagas no ensino superior. Em pouco mais de três anos, já foram criadas cerca de 160 mil vagas em todas as regiões do país.
ffigueira@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% no Salário Mínimo Paulista, que passa a ser de R$ 1.804
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Dia da Policial Militar Feminina exalta conquistas e promove reflexão sobre igualdade na corporação
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Servidores de várias categorias se unem por recomposição salarial
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações