Projeto transfere Hospedaria dos Imigrantes para Unifesp, em Santos


13/03/2006 10:28

Compartilhar:


Está pronto para ser votado o Projeto de Lei 528/05, do 1º secretário da Assembléia Legislativa, deputado Fausto Figueira (PT), que transfere gratuitamente o direito de posse da Hospedaria dos Imigrantes, em Santos, à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O projeto recebeu pareceres favoráveis das comissões de Constituição e Justiça e de Serviços e Obras Públicas.

Figueira apresentou o projeto porque o imóvel foi cedido pelo governo estadual à Unifesp por tempo indeterminado, mas com permissão de uso a título precário, que pode ser revogada a qualquer momento. "A cessão definitiva pode garantir a liberdade necessária para que a instituição desenvolva as obras de recuperação, restauração e adaptação do prédio, por meio de recursos federais e de captação mediante leis de benefícios fiscais", justifica o deputado.

Construída em 1912, a Hospedaria dos Imigrantes tem mais de 8 mil metros quadrados de área construída. Também serviu de armazém de bananas destinadas à exportação e ficou abandonada por muitos anos.

Atualmente, a Unifesp funciona de maneira provisória em um prédio alugado pela prefeitura, no bairro de Via Mathias, o mesmo em que se encontra a hospedaria. A instalação do campus para atender à Baixada Santista é decorrência de projeto de lei da deputada federal Mariângela Duarte. Há 50 anos, não era instalada uma instituição de ensino público superior na região.

A aula inaugural foi dada pelo reitor da universidade, Ulysses Fagundes Neto, no Teatro Municipal de Santos, em 6/3. A Unifesp oferece inicialmente cinco cursos: fisioterapia, educação física, psicologia, nutrição e terapia ocupacional. O novo campus faz parte da política do presidente Luís Inácio Lula da Silva de ampliar o número de vagas no ensino superior. Em pouco mais de três anos, já foram criadas cerca de 160 mil vagas em todas as regiões do país.

ffigueira@al.sp.gov.br

alesp