Mesa Diretora quer que funcionários participem mais do portal da Alesp


05/05/2006 19:30

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Sete passos para publicar conteúdos no Portal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/folder PORTAL2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, por meio do Comitê Executivo do Projeto Portal da Alesp, está realizando uma campanha explicativa destinada a estimular a participação dos funcionários da Casa no portal. Com a campanha, os dirigentes da Assembléia esperam que esse canal de comunicação possa cumprir sua função básica, que é, através de um único ponto de entrada, permitir o acesso integrado aos diversos sistemas corporativos de informação da Alesp, tanto para os usuários internos como os externos.

O Portal da Alesp é resultado de decisão da Mesa Diretora da Assembléia de ampliar a participação do cidadão nas ações da Casa. Ele foi implantado em março de 2005 e ganhou uma nova interface visual em setembro do mesmo ano.

Antes do portal, o que existia era o site da Alesp. Segundo a coordenadora dos trabalhos do comitê, Tania Rodrigues Mendes, o conceito de site está "fundado numa noção de comunicação em que há um emissor da mensagem para um conjunto de receptores". Já no portal, a comunicação é distribuída em rede, "onde todos, em tese, são emissores (alimentam o portal com algum tipo de informação) e receptores (usuários)".

Diferentemente do antigo site, o portal possui ferramentas e funcionalidades que permitem uma integração maior com as unidades que produzem informações. Assim, a inclusão dos conteúdos é distribuída e compartilhada com todos. As unidades que alimentam diretamente o portal o fazem de seus próprios computadores, seguindo sete passos básicos (veja ilustração), não havendo necessidade de enviar as informações para o comitê ou mesmo para o Departamento de Informática e Desenvolvimento Organizacional, com ocorria antes.

"Concebido como ferramenta estratégica de interatividade com os cidadãos, de gestão do conhecimento e de implantação do e-legislativo", explica a coordenadora dos trabalhos do comitê, "o portal tem como fator essencial para o seu funcionamento o envolvimento de deputados e funcionários da Alesp simultaneamente como usuários, elaboradores e publicadores de seu conteúdo." "A qualidade e a atualidade desse conteúdo dependem da participação ativa de todos", diz Tania.

alesp