Relatório da CPI da Guerra Fiscal recomenda prosseguimento das investigações
A comissão parlamentar de inquérito constituída pela Assembléia para investigar a guerra fiscal entre os Estados brasileiros encerrou seus trabalhos nesta quarta-feira, 14/3, com a aprovação do relatório do deputado Edmir Chedid (PFL).
O relator da CPI recomenda o prosseguimento das investigações na próxima legislatura, que se inicia nesta quinta-feira, 15/3.
O relatório aprovado diz que as investigações da comissão apuraram a ocorrência de operações fictícias em transações comerciais de soja, além de notas falsas emitidas por frigoríficos e em operações de exportações. Entretanto, acrescenta que o prazo da CPI foi exíguo para determinar responsabilidades e permitir a recomendação de procedimentos judiciais.
O relatório traz também as conclusões da deputada Beth Sahão (PT) sobre a existência de diferentes alíquotas do ICMS entre os Estados da federação e do deputado Rogério Nogueira (PDT) sobre a concessão de incentivos camuflados. Já o deputado Vaz de Lima (PSDB) concluiu que não existe tratamento diferenciado dado pela Justiça Federal às reivindicações de São Paulo em ações de inconstitucionalidade e mandados de segurança.
A deputada Beth Sahão recomendou em seu relatório parcial a implementação de nova legislação para a defesa mais eficaz dos direitos dos cidadãos paulistas e uma apuração mais detalhada dos fatos constantes do relatório geral.
Rogério Nogueira recomendou a continuidade da investigação, já que o prazo não foi suficiente para emitir um parecer mais conclusivo pelas discrepâncias nos depoimentos tomados pela comissão. Vaz de Lima também propôs a continuidade das investigações na legislatura subseqüente.
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações