Recuperação de estrada entre Sarapuí e Pilar do Sul depende de liberação de recursos

18/05/2006 16:22

Engenheiro Alfredo Moreira de Souza Neto (ponta da mesa, de preto), deputado Hamilton Pereira (à esq.), vereador Ditinho (à dir.) e demais vereadores de Sarapuí<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/HAMILTONDERsarapuipilardosul.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em audiência realizada no dia 8/5 com o diretor regional do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), o engenheiro Alfredo Moreira de Souza Neto, o deputado Hamilton Pereira (PT) e o vereador de Sarapuí Benedito Carlos de Souza (Ditinho) foram informados de que a aquisição de material a ser aplicado na recuperação da rodovia vicinal que liga Sarapuí a Pilar do Sul depende da liberação de recursos pelo Governo do Estado.

Durante o encontro, ocorrido em Itapetininga, o diretor do DER explicou que a recuperação de vicinais é realizada através de um convênio do departamento com as prefeituras. Segundo o engenheiro, o DER é responsável pela compra de materiais e orientação técnica das obras, enquanto as prefeituras se responsabilizam pelo custeio de sua execução. Ele também alertou que o início das obras ainda irá demorar.

Já sobre a manutenção da estrada principal que dá acesso a Sarapuí, Alfredo de Souza informou que a licitação para a contratação das empresas responsáveis pela conservação das estradas vicinais em todo o Estado já foi realizada e que, na região de Sorocaba, a empresa vencedora é a Vanguarda. Alfredo também explicou que entre os serviços de conservação estão incluídas limpeza e manutenção de acostamento e sinalização, não estando prevista a manutenção asfáltica.

O deputado e o vereador explicaram ao diretor que a recuperação da estrada vicinal é uma reivindicação antiga das comunidades de Sarapuí e de Pilar do Sul, e que a expectativa da população é que o governador possa liberar os recursos o mais rápido possível. Afinal, a situação tem colocado inúmeras vidas em risco. "De todas as vezes que já estivemos representando essa demanda junto ao Governo do Estado, esta é a que nos traz expectativas mais positivas de que o problema poderá ser finalmente resolvido", afirmaram os parlamentares petistas.

Também estiveram presentes no encontro os vereadores de Sarapuí Laércio Lanice Rodrigues (presidente da Câmara), João Aloísio Tavares, Luiz Tavares Vieira, Dílson Peçanha e Leonício Pinus da Silva.

hpereira@al.sp.gov.br