Aldeia Vanuire pede apoio para projetos de geração de renda

19/12/2007 18:06

1º secretário da Alesp, deputado Donisete Braga recebe comitiva da Região da Alta Paulista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/PRIM SECRET ALDEIA 32MAC.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Uma comitiva da Região da Alta Paulista esteve na Alesp nesta quarta-feira, 19/12, em visita ao 1º secretário da Casa, deputado Donisete Braga (PT), em busca de apoio para viabilizar economicamente a Aldeia Índia Vanuire, na cidade de Arco-Íris. Conforme o índio Eder Vara Fernandes, 365 pessoas distribuídas em 67 famílias vivem numa área de 280 alqueires, dos quais 100 são de reserva florestal.

"É pouca terra para muita gente sobreviver. Precisamos de apoio para projetos de geração de renda que garantam a nossa subsistência", relatou Eder Vara Fernandes. Ele esclarece que a comunidade indígena, composta pelas etnias caingangues, crenaques e terenas, já discutiu alguns projetos que dariam viabilidade econômica para a aldeia, entre os quais estão apoio à piscicultura em tanques, artesanato e oficina de costura.

Para que o apoio financeiro possa ser viabilizado, a Aldeia Índia Vanuire pretende criar uma cooperativa para que a comunidade indígena receba recursos dos governos estadual e federal. O deputado Donisete Braga colocou o seu mandato à disposição para viabilizar a formação da cooperativa o mais breve possível. "Vamos estar juntos. Seremos parceiros para viabilizar os projetos", disse o 1º secretário, que recebeu de presente um arco e flecha e uma minilança.

A comitiva explicou que Arco-Íris, cidade com aproximadamente três mil habitantes, emancipou-se de Tupã em 1992. A cidade de Tupã, classificada por lei como estância turística devido aos indígenas, recebe verbas do Fundo de Melhoria das Estâncias, apesar de hoje possuir apenas pequena parcela da Aldeia Índia Vanuire.

Além de Eder Fernandes, compuseram a comitiva o presidente do Diretório Municipal do PT de Arco-Íris, Edmur Zequini, a secretaria geral do PT da cidade, Simone Zequini, o presidente do Diretório Municipal do PT de Herculândia, Cícero Bezerra de Souza, o integrante da Executiva do PMDB de Arco-Íris, Aldo Maçano Fernandes, e o coordenador da Macro-Região da Alta Paulista do PT, João Grandão.

dpbraga@al.sp.gov.br