CPI das Seguradoras ouve peritos, Idec e sindicato das oficinas
Em prosseguimento aos trabalhos da comissão parlamentar de inquérito, presidida pelo deputado Said Mourad (PSC), que investiga práticas irregulares das operadoras de seguro, foram ouvidos nesta quarta-feira, 18/3, o diretor do Instituto de Avaliação e Perícias Automotivas (Iapa), Renato Orsi; o perito Gilberto Campos; o presidente do Sindicato da Indústria da Reparação de Veículos e Acessórios (Sindirepa), Antonio Fiola; e a representante do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Daniela Trettel.
Orçamento minimizado e perícias
Gilberto Campos, que já trabalhou na perícia de veículos, reiterou que é verdadeira a prática de pressão das seguradoras para que o orçamento do sinistro seja minimizado. Isso significa que as oficinas não conseguem trabalhar com peças originais, de custo mais alto, sendo obrigadas a utilizar peças recuperadas, recondicionadas ou provenientes de mercado paralelo, o que afeta a segurança do veículo.
Questionado pelos deputados Fernando Capez (PSDB), Roberto Morais (PPS) e Edson Giriboni (PV), Renato Orsi disse que sua interferência no processo de pagamento de sinistros pelas seguradoras cessa quando o laudo pericial que assina sai de suas mãos.
Antonio Fiola declarou que grande preocupação do Sindirepa é proporcionar capacitação a seus filiados, de modo a certificá-los para prestar serviços e fornecimento de peças com segurança e excelência de qualidade, oferecendo bom atendimento aos segurados.
Agência de saúde
A representante do Idec Daniela Trettel informou que a atuação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) deixa a desejar, "uma vez que persistem lacunas na fiscalização do setor". Segundo a agência, essa falta de ação se explica por não haver um volume de reclamações que justifique sua interferência no processo.
Mourad encerrou a reunião lembrando que, nesta quinta-feira, 19/3, haverá continuidade dos trabalhos da CPI com a realização de uma sessão extraordinária.
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações