Comunidade de Jordanópolis discute segurança

19/04/2006 16:57

O deputado Orlando Morando (PSDB) convidou a comunidade dos bairros Jordanópolis e Alvinópolis para tratarem, conjuntamente com autoridades policiais e da prefeitura de São Bernardo do Campo, da questão da segurança pública.

A reunião realizada no sábado, 8/4, contou com a presença de mais de 300 moradores, dos coronéis PM Renato Aldarvis e Antonio Branco, do delegado seccional Marco Antonio Novais de Paula Santos, do presidente do Conseg II, Paulo Nishikawa, e da dirigente regional de ensino, Suzana Oliveira, entre outras autoridades e convidados. O deputado iniciou a reunião pública colocando seu escritório e assessores à disposição de todos.

Segundo Nishikawa, o papel do Conseg é ouvir as reclamações, filtrá-las e repassá-las para as autoridades competentes. "Estamos sempre prontos para ouvir a comunidade, porém precisamos que participem das reuniões", disse Nishikawa.

A professora Suzana, dirigente regional de ensino, colocou as escolas à disposição para ajudar os jovens. Ressaltou que é importante que os pais procurem as escolas e falem dos problemas. Ela afirmou que se responsabilizará por repassar as reivindicações para as autoridades competentes.

Os índices de criminalidade de toda a região do ABC, principalmente São Bernardo do Campo, demonstram uma expressiva queda.

Para o secretário de Planejamento de São Bernado do Campo, Hiroyuki Minami, a cidade está atenta, sendo este o primeiro ano em que entrega um plano de segurança pública dentro do Plano Diretor, realizado junto com a comunidade.

Em seu discurso, Morando afirmou que não foi pregar demagogia e reafirmou seu compromisso de encarar o problema de frente. "Não quero que a segurança melhore por 10 ou 30 dias só porque aqui estamos. Vamos acompanhar sempre e cobrar soluções. Temos que trabalhar em conjunto: pais, escolas, polícia, conselhos e autoridades, pois não queremos espantar o problema daqui para migrar para outro bairro, queremos sanar", declarou o deputado.

Como uma das medidas imediatas, o coronel Branco enviará, no prazo de dez dias, mais uma viatura da Guarda Municipal para a ronda do bairro e colocou o telefone 4123-1033, disponível 24 horas por dia, para atendimento à população. Segundo o delegado seccional, o suspeito do caso de estupro ocorrido na praça já foi identificado e está sendo procurado.

No caso de denúncias referentes a entorpecentes, deve-se ligar para o telefone 4341-8595 ou 4341-8900, com a certeza de que a identidade do denunciante será preservada.

O representante da Eletropaulo, Celso Ferreira, também colocou o número 0800 7272 196 à disposição da população para a regularização das questões de iluminação e denúncias de irregularidades.

O deputado ouviu as inúmeras reclamações feitas durante o encontro, bem como as medidas emergenciais que serão tomadas, e se comprometeu a voltar no prazo de um mês para uma nova reunião.

omorando@al.sp.gov.br