Solene celebra Dia do Funcionário da Educação
O Dia do Funcionário da Educação, instituído em 2008, foi celebrado pela primeira vez em sessão solene na Assembleia Legislativa. Presidida pela deputada Maria Lúcia Prandi (PT), a cerimônia realizada nesta sexta-feira, 7/8, homenageou os trabalhadores não-docentes que atuam em educação.
Prandi é autora da lei que incluiu o dia 10 de agosto como data festiva no calendário oficial de comemorações do Estado. Para a deputada, educadores são todos aqueles que, direta ou indiretamente, propiciam, favorecem e apóiam os processos de ensino e aprendizagem. A proposta de instituir o Dia do Funcionário da Educação nasceu de uma parceria com o Sindicato dos Funcionários e Servidores da Educação (Afuse), que também foi homenageado na solenidade.
Os funcionários da educação foram saudados por outros deputados presentes: Donisete Braga (PT) ressaltou a contradição de o Estado mais rico da nação não pagar salários mais dignos a esses servidores, enquanto que o deputado José Zico Prado (PT) destacou a importância desses funcionários dentro da área educacional, afirmando que eles dão condições para que os professores possam lecionar.
Já o deputado Roberto Felício, que já foi presidente do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), lembrando que a Afuse é parceira de lutas e mobilizações dos professores, parabenizou Prandi pela iniciativa na propositura da lei. Para ele, "está se fazendo um reparo à história", pois os professores já têm sua data oficial, mas esses servidores, tão importantes para se obter uma educação de qualidade, ainda não tinham essa data.
O presidente da Afuse, Antonio Marcos D"Assumpção, disse que foi num dia 10 de agosto que um grupo de funcionários de Guarulhos se mobilizou contra desmandos de governantes. Marcos agradeceu as homenagens e pleiteou que o Estado de São Paulo, assim como a Comissão de Educação do Senado já reconheceu, reconheça esses funcionários como profissionais da educação.
Ao final da solenidade " que teve apresentação de vídeo com fotos de momentos de mobilização da categoria e do coral Mestras Cantoras, do Centro do Professorado Paulista " Prandi disse que heróis não são apenas os que se destacam em um ato de coragem, mas os que lutam diariamente "com amor e competência", como os profissionais que atuam nas secretarias das escolas, no serviço de limpeza, vigilância e alimentação, também devem ser considerados heróis.
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entre o moderno e o eterno, Curupira é símbolo da COP 30 e da proteção ambiental de São Paulo
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Proposta que reestrutura Política de Assistência Social no estado é aprovada no Plenário da Alesp
- Nota de Pesar - José Afonso da Silva
- Indicação da Alesp passa em Plenário e deputado Carlos Cezar será conselheiro do TCE
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações