Parlamentar é recebido em audiência por Lu Alckmin

29/03/2006 17:21

A primeira-dama do Estado, Lu Alckmin, recebeu na terça-feira, 28/3, a visita do deputado estadual Roberto Engler (PSDB) em seu gabinete no Palácio dos Bandeirantes. O parlamentar cumprimentou a primeira dama "pelo excelente trabalho desenvolvido, ao longo de seis anos, à frente do Fundo Social de Solidariedade".

O Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) desenvolveu programas de inclusão social, como o Programa de Assistência às Pessoas com Deficiência e o de Assistência à Criança e ao Adolescente, com os subnúcleos Casa da Solidariedade e Casa do Brinquedo. Engler também destaca a criação dos jogos regionais e estaduais dos idosos e dos espaços de convivência, o que contribuiu para que as pessoas da terceira idade participem de atividades sociais e de lazer.

Segundo Lu Alckmin, outro projeto que rendeu benefícios para a maioria dos 645 municípios do Estado foi o Programa de Geração de Emprego e Renda. "Esses programas foram criados para ensinar a população a pescar e não para que recebam o peixe pronto", disse.

O projeto de padarias artesanais faz parte do Programa de Capacitação, Geração de Emprego e Renda do Fundo Social de Solidariedade. Ele consiste na produção de pães por processos caseiros, sem a utilização de equipamentos especiais ou conservantes. Os kits de padaria, compostos por forno, botijão de gás, batedeira, liquidificador, balança e assadeiras, são captados pelo Fundo Social de Solidariedade junto à iniciativa privada e distribuídos gratuitamente a entidades e associações cadastradas, fundos municipais de solidariedade e escolas. Cada kit custa entre R$ 700 e R$ 1.200. Iniciado há quatro anos, o programa de padarias já implantou em todo o Estado mais de 6.500 unidades, em favelas e aproximadamente 1.900 entidades sociais cadastradas no Fussesp. Franca e região receberam, há um ano, 121 desses kits. Em Franca, foram entregues 64 kits para escolas estaduais. Barretos e região receberam 34 e São Joaquim da Barra, 23 kits.

O Fundo Social, em parceria com as secretarias estaduais da Educação e da Agricultura e Abastecimento, capacita os agentes multiplicadores, que têm o compromisso de repassar para suas comunidades as técnicas de panificação, além de noções de saúde, higiene, ética e cidadania. Desde o início do programa, mais de 13 mil pessoas foram capacitadas.

Para Lu Alckmin, além de capacitar, gerar renda e emprego, a instalação da padaria artesanal nas unidades de ensino visa aproximar a comunidade do convívio escolar, o que os levará a valorizar o patrimônio público, evitando a violência e o consumo de drogas nas escolas.

O deputado Engler disse que foi até o Palácio exclusivamente para agradecer o olhar atento que Lu Alckmin dispensou a todas as cidades da região de Franca, base eleitoral do deputado, mediante a inclusão desses municípios em programas sociais.

rengler@al.sp.gov.br