Política pública para o esporte e o lazer é tema de audiência
DA REDAÇÃO
A alta concentração urbana agravou a exclusão social, com o aumento da probreza e da violência. Hoje, 81% da população do Brasil vive em cidades. O assunto é tão sério que mereceu dois artigos na Constituição Federal promulgada em 1988, que resultaram na Lei 10.257/2001, o Estatuto das Cidades. Este é o ponto de partida para a formulação de políticas de esporte e lazer nas cidades, que ajudem a promover a inclusão social, segundo Lino Castelani, secretário nacional do Desenvolvimento do Esporte e do Lazer. Ele foi ouvido nesta sexta-feira, 10/10, na Assembléia Legislativa de São Paulo, em audiência pública conduzida pelo deputado Simão Pedro (PT).
Com a presença também da secretária municipal de Esportes, Nádia Campeão, a audiência acompanhou a exposição de Lino Castelani sobre os princípios que norteiam o trabalho do Ministério do Esporte. A abordagem do esporte e do lazer se dá, segundo o secretário nacional, em três frentes: a social - o direito social às atividades culturais e de lazer -, a educacional - o aprendizado de noções básicas, o ensino da educação física, visando à saúde física e mental - e de desempenho esportivo - a descoberta e incentivo de novos talentos que possam ser desenvolvidos para atividades de alto rendimento.
A primeira frente, a social, que é objeto dos projetos da secretaria capitaneada por Lino, baseia-se na participação democrática dos cidadãos na gestão da cidade. Para ele, há um aumento da demanda por serviços nas áreas de esporte e lazer que não é acompanhado pela capacidade do poder público em prover tais serviços. Lançado na última semana, em Brasília, o Programa Esporte e Lazer na Cidade propõe convênios do Ministério do Esporte com municípios pobres, prioritariamente com até 15 mil habitantes localizados nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Estranhamente, as capitais - onde está a maior concentração e degradação urbana - estão excluídas do programa.
Há também um estímulo à formação de conselhos municipais para a gestão dos programas, para que a comunidade formule suas propostas com respeito às diferenças e às características regionais.
Sucessão de prédios e mais nada
Nádia Campeão considerou que há realmente necessidade de se mudar o enfoque das necessidades sociais nas cidades. Citou como exemplo de falta de preocupação com o desenvolvimento humano a política habitacional representada pelas Cohabs: 'uma sucessão de prédios, e mais nada, sem verde, com poucos equipamentos de lazer, reduzidos a uma quadra aqui e ali", disse Nádia. Afirmou, ainda, que é preciso discutir orçamento juntamente com as propostas de esportes e lazer, e defendeu mais recursos para a área.
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entre o moderno e o eterno, Curupira é símbolo da COP 30 e da proteção ambiental de São Paulo
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Proposta que reestrutura Política de Assistência Social no estado é aprovada no Plenário da Alesp
- Nota de Pesar - José Afonso da Silva
- Indicação da Alesp passa em Plenário e deputado Carlos Cezar será conselheiro do TCE
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações