Instalação de tecnologia avançada nos presídios


19/12/2007 19:12

Compartilhar:

Palermo, Fogliete, Pinto, Capez, Prado, Beatriz e Gabrielle Tambelline<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CAPEZ TEC PRESIDIOS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Fernando Capez (PSDB) participou, em 13/12, de uma audiência com o secretário da Administração Penitenciária do Estado, Antônio Ferreira Pinto, a fim de levar ao seu conhecimento o projeto para instalação de tecnologia avançada nos presídios do Estado.

Na ocasião, as empresas criadoras do projeto, Global e Secure (GeS), representada por Felice Maria Fogliete e Bruno Sifferte Prado, e Europower Technologies, representada por Beatriz Trevisan, fizeram a exposição de como funciona o sistema de segurança.

Com a implantação do sistema nos presídios, haverá maior controle de toda a movimentação dos detentos. Com o monitoramento eletrônico, será possível fazer uma programação no sistema, para que ele detecte a presença, por exemplo, de celulares, drogas etc. Há também a instalação de câmeras inteligentes, as quais farão a detecção da existência de algo errado. Enfim, o sistema coíbe e elimina a existência de qualquer prática ilegal. Tudo isso porque os principais objetivos do projeto são: bloquear qualquer meio de telecomunicação dos detentos; monitorar e acompanhar com inteligência tecnológica todos os seus movimentos; realizar o controle de acesso físico e lógico, além de bloquear a entrada de drogas, armas e explosivos nos presídios. Com o sistema de monitoração inteligente de vídeo virtual interligado ao centro de controle tático, a administração da plataforma torna-se eficaz e totalmente configurada aos moldes inteligentes da Secretaria da Administração Penitenciária.

Para a instalação da nova tecnologia, haverá a necessidade de um Centro de Monitoramento e treinamento de funcionários. A empresa é responsável pela venda da tecnologia e pela instalação. O secretário Antônio Ferreira Pinto gostou do projeto e solicitou uma visita nas seguintes unidades: Centro de Readaptação Penitenciária (CRP), Presidente Bernardes e Penitenciária II de Presidente Venceslau.

fcapez@al.sp.gov.br

alesp