Assembléia popular

07/12/2007 09:43

MP contra a população

Depois de indagar o que os governos de Serra e de Kassab têm contra os negros, os desfavorecidos, os desempregados e os moradores de rua, Ricardo Monteiro Souza, do Diga Brasil Movimento Negro, afirmou que o Ministério Público está a serviço da prefeitura e do governo do Estado, e não da população.

Decisão venezuelana

Alfredo Tercero Silva e Silva, fundador do Círculo Chileno-Brasileiro de Integração Latino-América, lembrou os generais e golpistas da América Latina, congratulando o povo venezuelano pelo resultado do plebiscito do último final de semana. "Espero que o presidente Chavez respeite a decisão do povo e leve a Venezuela a um progresso com liberdade", falou.

Jardim Iguatemi

Representando a Associação dos Ambulantes e Comércios Fixos de Cidade Tiradentes, Cícero Santana da Silva pediu providências do governo do Estado para dotar o Jardim Iguatemi de água e luz. "Há 40 anos a população que mora ali está abandonada e até hoje não foi tomada nenhuma providência", refletiu.

Pai da criança

"Quem é o pai pelo fracasso do ensino no Estado de São Paulo?", perguntou Rosângela Veiga da Silva, do Núcleo de Apoio a Pais e Alunos (Napa). Segundo ela, a secretária de Educação, em entrevista, coloca a culpa na inclusão social. "Então filho de pobre não pode estudar?", indagou.

Política neoliberal

Comentando o rebaixamento do Corinthians para a Série B do Campeonato Brasileiro, Sílvio Luiz Del Giudice, líder dos moradores do Jardim Tremembé, culpou a política neoliberal imposta pelos tucanos ao Estado, que "atinge toda instituição, que acaba se vendendo pelo maldito dinheiro".

Pauta de reivindicações

Josanias Castanho Braga, do Movimento Social Parelheiros, apresentou diversas reivindicações de sua região, em especial nas áreas de transportes, saúde e educação.

Festividades

Em nome da Associação dos Policiais Civis e Militares e Funcionários Públicos dos Estados Federativos do Brasil, Clóvis de Oliveira convidou a todos para as festividades em comemoração dos 176 Anos da Polícia Militar do Estado de São Paulo, no próximo dia 13/12, no Memorial da América Latina.

Império da lei

Criticando a reação do deputado Waldir Agnello aos desdobramentos do ato público promovido pelo deputado Carlos Giannazi em defesa da comunidade gay, Maria Lima Matos, delegada de polícia aposentada e representante do Movimento de Mulheres em Defesa da Vida, lembrou ao parlamentar que o Estado democrático brasileiro é regido pelas leis e não por preceitos religiosos ou morais pessoais.

Qualidade do ensino

José Roberto Alves da Silva, do Movimento Comunidade de Olho na Escola Pública, comentou matéria divulgada na imprensa sobre a qualidade do ensino no Brasil.

Feira do Livro

Após pugnar por mais ações públicas visando à inclusão social das camadas menos favorecidas da população, Darcy Rosa dos Reis, falando em nome de diversos setores carentes, comentou feira do livro que visitou recentemente, aplaudindo a iniciativa.

Descalabro educacional

Mauro Alves da Silva, do Grêmio Social Recreativo Sudeste, lamentou a posição do Brasil no ranking internacional das melhores escolas. Criticou a secretária estadual de Educação por ter creditado aos alunos de famílias carentes o baixo nível dos estudantes das escolas públicas. Informou ainda que a Defensoria Pública está se especializando para atuar nas varas da infância e juventude.

Realidade antiga

"A má qualidade do ensino público é uma realidade antiga no país e as crianças não têm interesse de freqüentar escolas que não as preparam para o futuro", afirmou José Leonilson de Queiroz Almeida, do Movimento Social de Parelheiros/ Marsilac.

Descaso

Para Merice Andrade de Quadros, da organização não governamental Embu Guaçu em Ação, as autoridades tratam com descaso a população, principalmente as mulheres que são vítimas de abusos. Outra situação de descaso apontada pela oradora é a do transporte público gerenciado pela EMTU.

Indignação

O descaso de alguns conselheiros tutelares da região central da capital foi objeto de crítica por parte do representante do Movimento pelos Direitos da População em Situação de Rua, Tcharles Santos Silva Ferreira. O orador relatou caso de mãe e filho de um ano e que não tiveram apoio do Conselho Tutelar.

Agradecimento

Robson César Correia de Mendonça, do Movimento pelos Direitos da População em Situação de Rua, agradeceu aos vários deputados que estiveram presentes à audiência pública realizada em 4/12, para debater o PL 810/2005, de autoria do deputado Enio Tatto (PT), que cria o Programa de Amparo e Reinserção Psicossocial da População em Situação de Rua.

A origem do problema

Cremilda Estella Teixeira, do Núcleo de Apoio a Pais e Alunos (Napa), lamentou o estado deplorável da educação em São Paulo, afirmando que povo educado não tolera corrupção e que esta gera violência .

Acúmulo

As setenta CPIs acumuladas desde o governo Alckmin e a esperança na abertura da CPI do Sistema Prisional foram os temas abordados com ênfase por Josemar de Campos Silva.

Denúncia

Mário Luiz Martinho Suzuki, da Comissão de Despedidos da Imprensa Oficial do Estado, pediu que o governador recebesse em audiência uma comissão de funcionários demitidos da Imesp e que a situação dos funcionários "apadrinhados" seja reavaliada.

Documento

Os gastos desnecessários com a reforma da sala do atual presidente da Imesp, a situação precária de funcionários demitidos e questionamentos sobre a gestão da Imprensa Oficial foram os tópicos discutidos por Sárvio Nogueira Holanda, funcionário membro do conselho representante da Imprensa Oficial do Estado.