Desenvolvimento sustentável poderá ter programa
A Comissão de Defesa do Meio Ambiente reuniu-se nesta quarta-feira, 5/11, para deliberar sobre pauta, sob presidência de Feliciano Filho (PV). Foram aprovados os pareceres a nove proposituras, incluindo o PL 1.382/2007, que autoriza o Executivo a instituir o Programa de Saneamento Ambiental. Segundo o autor da matéria, Chico Sardelli (PV), a intenção é efetivar realmente o desenvolvimento sustentável no Estado de São Paulo, desenvolvendo ações que assegurem, por exemplo, a preservação de recursos hídricos, proteção e recuperação dos mananciais e das condições sanitárias dos núcleos urbanos e para garantir a universalização do acesso à água e ao esgoto para a população.
Também foram aprovados o PL 97/2008, de Valdomiro Lopes (PSB), que cria o Selo de Responsabilidade Ambiental para identificar os municípios ecologicamente corretos do Estado, e o PL 131/2008, de Rodolfo Costa e Silva (PSDB), que obriga as empresas projetistas e de construção civil a proverem os imóveis residenciais e comerciais de dispositivos para captação de água da chuva, que seria armazenada e usada para usos secundários como lavagem, rega de jardins e descargas de banheiros coletivos. Adriano Diogo (PT) expressou sua preocupação com a aplicabilidade da proposta, considerando que seria necessário alterar o código de obras vigente.
A comissão aprovou ainda requerimento de Cido Sério (PT), pedindo a marcação de audiência pública para tratar de questões relacionadas ao Mosaico de Unidades da Juréia, no litoral paulista.
Adriano Diogo teve aprovado requerimento pedindo a realização, ainda neste ano, de audiência pública para discutir a lei específica da Billings, em tramitação na Alesp, com a presença do secretário de Meio Ambiente, prefeitos e representantes da população dos municípios envolvidos. Celso Giglio (PSDB) informou que o PL encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça, e propôs que a audiência fosse em conjunto com aquela comissão, o que foi acolhido.
Carlinhos Almeida (PT) sugeriu que em relação a duas mensagens recebidas pela comissão - uma denunciando irregularidades em loteamentos na cidade de Cajamar e outra sobre destruição ambiental no bairro Vale Novo, em São Vicente -, seja designado um parlamentar da CDMA para proceder averiguações.
Estiveram presentes ainda na reunião da comissão os deputados José Bittencourt (PDT) e Lelis Trajano (PSC). As proposituras aprovadas seguirão para apreciação em Plenário.
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações