Fabricantes de eletrônicos poderão ter de reciclar materiais descartados
A Comissão de Defesa do Meio Ambiente aprovou nesta terça-feira, 1º/3, o Projeto de Lei 229/2010, do deputado Baleia Rossi, que obriga fabricantes de aparelhos eletrônicos a se responsabilizarem pela reciclagem de produtos de sua fabricação comercializados no Estado de São Paulo que estão fora de uso. A responsabilidade pelo recolhimento e destino adequado do material descartado recai também sobre os fabricantes estabelecidos fora do Estado de São Paulo.
Segundo o projeto, o chamado lixo eletrônico deve ser transformado em sucata e reciclado de forma isolada, tendo em vista os materiais tóxicos ou radiativos que podem estar em sua composição. Assim, estão classificados como lixo eletrônico equipamentos nucleares médicos e hospitalares, televisores, celulares, equipamentos digitais, geladeiras etc. O projeto prevê regulamentação, mas já dá prázo de três anos para que as empresas se adaptem à prática, e fixa como sanção pelo descuprimento a proibição de comercializar seus produtos no Estado de São Paulo.
Em reunião presidida pelo deputado Chico Sardelli (PV), a comissão aprovou ainda os projetos de lei: 241/2010, do deputado Luís Carlos Gondim (PDT), que trata de coleta de pilhas e baterias usadas; 260/2010, do deputado Simão Pedro (PT), que institui a classificação de "Agricultor prestador de serviços ambientais" àquele que o faz; 357/2010, de Beth Sahão (PT), que autoriza o Poder Executivo a promover campanha para a não utilização de copos descartáveis nos órgãos públicos estaduais; e 427/2010, de Fernando Capez (PSDB), que obriga fabricantes e distibuidores a recolher e reciclar celulares descartados.
Também foram aprovados, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 691/2010, de Celso Giglio (PSDB), que dá a denominação de Parque Gabriel Chucre ao parque público de Carapicuíba, e as Moções 89 e 99, de 2010. A primeira, de autoria de Vinícius Camarinha (PSB), apela ao Congresso Nacional que aprove o Projeto de Lei 5367/2009, que institui o Código Ambiental Brasileiro, e a segunda, de autoria da própria comissão, apela para o presidente da República e os presidentes do Senado e da Câmara, para que seja apresentado e aprovado projeto de lei que altere as regras para o parcelamento de solo urbano em zona costeira.
Por fim, foram aprovados dois requerimentos: de autoria do presidente da comissão, propondo indicação ao governador para instituir cursos de formação de agente sociambiental urbano; outro, de José Bittencourt (PDT), refere-se à comissão constituída pelo TJ paulista para estudos visando à criação de varas ambientais na comarca da Capital.
Estiveram presentes os deputados Roberto Massafera e Rodolfo Costa e Silva, do PSDB, Donisete Braga e Enio Tatto, do PT, José Bittencourt (PDT) e Ed Thomas (PSB).
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações