Décimo aniversário da Eco Jureia é comemorado na Assembleia

16/06/2010 21:17

<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2010/JUREIAMMY902.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Walter da Silva, Carlos Alexandre Silva, Cybele da Silva e Jan Val Ellam<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2010/JUREIAMMY5910.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Associação Eco Jureia comemorou seus dez anos de fundação com palestra na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, 16/6, no auditório Franco Montoro, em evento reuniu ambientalistas em evento e que teve o apoio da Comissão de Defesa do Meio Ambiente, da Comissão de Esportes e Turismo e da Liderança do PT.

O deputado Antônio Mentor (PT) saudou o aniversário da associação e o trabalho que desenvolve em prol da preservação de uma das regiões com maior biodiversidade do Estado.

A presidente da Eco Jureia, Cybele da Silva, fez um balanço das atividades realizadas pela ONG e agradeceu a presidente do Instituto Chico Mendes, Clarice Santos Soares, pelo recebimento do Passaporte Verde, honraria concedida pelo instituto a pessoas e entidades que se destacaram na defesa da preservação da biodiversidade.

"O meio ambiente e o futuro do planeta" foi o tema abordado na palestra do professor Jan Val Ellan, pseudômino de Rogério de Almeida Freitas, autor de diversos livros. O autor de Declaração de Princípios da Cidadania Planetária sugeriu uma reflexão sobre os problemas ambientais e conclamou os presentes a agirem em suas comunidades, empresas e junto às diversas esferas de governo para que sejam efetivadas ações para reduzir a poluição da água e do ar; a emissão de gases poluentes; o esgotamento dos recursos naturais; a devastação das florestas; a implementação de projetos agroindustriais que agridam o ambiente e o aquecimento global.

A associação, fundada em 2000, tem como objetivo preservar e conservar os rios e mangues da Jureia com desenvolvimento sustentável; promover projetos de educação ambiental, como recurso indispensável na formação da cidadania; proteger a identidade física, social e cultural dos agrupamentos caiçaras tradicionais; divulgar informações, realizar cursos, palestras e estimular pesquisas.