Entidades de assistência social de Rio Claro carecem de recursos orçamentários

Audiências Públicas do Orçamento 2012 - Rio Claro
10/10/2011 21:15

Sugestões de investimentos orçamentários são apresentados pela população<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/AudPubRioClaro07out11mmy.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Vitte, Aldo Demarchi, Mauro Bragato, Olga Salomão e Valdir Natalino Andreeta<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/AudPubRioClaro07out11mmyNomeada.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Benfeitorias para o segmento de saúde também foram solicitadas em audiência

O presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP), Mauro Bragato (PSDB), abriu a audiência pública nesta sexta-feira, 7/10, na Câmara de Rio Claro, para debater o Orçamento 2012, e explicou como é importante a população participar e apresentar sugestões de investimentos orçamentários. Segundo ele, tem crescido a participação popular na elaboração dos orçamentos estaduais. Aldo Demarchi, 2º secretário da Mesa da Assembleia Legislativa, representa Rio Claro no Parlamento. O deputado destacou entre os segmentos de Rio Claro que precisam de investimentos a assistência social.

O presidente da Câmara de Rio Claro, Valdir Andretta, e a vice-prefeita, Olga Salomão, agradeceram a iniciativa da audiência. Olga questionou o destino das propostas feitas no ano anterior e propôs que o Estado cumpra o Pacto pela Saúde " conjunto de reformas institucionais nas três esferas de gestão do SUS " e participe nos gastos com medicamentos de alto custo.

Edson Locatelli solicitou ampliação do centro comunitário do Jardim Guanabara e benfeitorias para jovens do bairro. A segurança é o grande problema de Rio Claro, segundo afirmou o vereador Sergio Carnevale, que lembrou o alto número de homicídios na cidade. Também vereador na cidade, Sergio Desiderá pediu que o Estado participe no custeio do SAMU e das unidades de pronto atendimento. Ele também indicou a necessidade de pavimentação das vias de Nova Rio Claro e de um centro próprio de detenção, separado de presos comuns, para os guardas municipais que cometam delitos.

Muitas são as entidades assistenciais de Rio Claro e, conforme Luiz Carlos Jardim, todas necessitam de recursos para prosseguir atendimentos voltados a usuários em recuperação, pacientes oncológicos, idosos etc. O fundador da instituição Peniel, pastor Ovidio, relatou as dificuldades para garantir o funcionamento do local que atende a usuários de drogas em recuperação.

A duplicação da estrada de ligação entre Cordeirópolis e Rio Claro foi reivindicada pela vereadora Fátima Marina, de Cordeirópolis, que ainda abordou a necessidade de anel viário na sua cidade e de regularização de assentamentos rurais. Seu colega de câmara Alceu Guimarães reforçou as solicitações.

Para Araras, o pleito foi de instalação de um centro de informática no Jardim Tangará, de praças com unidades de recreação e de centro de acolhimento de mulheres vítimas de violência. Ampliação do fórum e do número de profissionais da Defensoria Pública, além de unidade da Fatec, também foram solicitações para o município.