Encerrada discussão sobre projeto que trata da regularização de terras devolutas no Pontal
21/03/2012 22:29
O Plenário da Assembleia encerrou nesta quarta-feira, 21/3, a discussão do Projeto de Lei 687/2011, do Executivo, que altera a Lei 11.600/2003, que dispõe sobre a regularização de posse em terras devolutas da 10ª Região Administrativa do Estado, que inclui a região do Pontal do Paranapanema. Acordo entre os líderes partidários permitiu o encerramento da discussão e o adiamento da votação para a próxima semana, possivelmente na terça-feira, 27/3.
Na mesma data, foram aprovados três projetos de deputados e derrubado parcialmente um veto a outra dessas iniciativas.
Questão fundiária
A justificativa do governo para a alteração, pretendida pelo PL 687/2011, é acabar com a insegurança dos ocupantes de áreas que pretendem a regularização da posse. A mudança que consta do PL 687/2011 retira do texto a expressão "inaptas para implantação de assentamentos fundiários", entre outras modificações que dizem respeito ao licenciamento ambiental e ao número de parcelas a serem pagas pelos requerentes ao título de posse.
Nos debates sobre o projeto realizados nesta semana, ficou evidente que a discordância entre situação e oposição não é a regularização da posse da terra, mas quem teria direito a ela. No entendimento da base governista, conforme esclareceram Samuel Moreira, líder do Governo, e Mauro Bragato (PSDB), a aprovação do PL 684 regularizará a situação de 31 mil imóveis, contribuindo para o fim dos conflitos de terras no Pontal, e permitindo a sobrevivência de pequenas e médias propriedades.
Para a oposição, dar o mesmo tratamento a propriedades de tamanhos díspares (de até 500 hectares) não se justifica, já que a maioria delas, 93%, tem no máximo 200 hectares, estas, sim, caracterizando pequenas e médias propriedades, o que não é o caso das que tem 500 hectares.
Projetos parlamentares
As três propostas de deputados aprovadas foram os projetos de Resolução 33/2011, do deputado Enio Tatto (PT), e 2/2012, do deputado Adriano Diogo (PT), o Projeto de Lei 894/2011, de Isac Reis (PT). O veto parcialmente derrubado foi ao PL 178/2007, de Carlos Giannazi (PSOL).
O PR 33/11 oficializa o seminário Esporte, Atividade Física e Saúde, realizado pela Comissão de Assuntos Desportivos da Casa, com a finalidade do desenvolvimento científico, cultural e didático, com foco nas atividades de cultura corporal de movimento e suas relações com a saúde.
O PR 2/2012 cria o prêmio Beth Lobo de Direitos Humanos das Mulheres, que será oferecido anualmente a pessoa, entidade ou movimento social que se destacar pela atuação em defesa dos direitos humanos das mulheres e enfrentamento à violência contra elas.
O PL 894/2011 autoriza o Executivo a conceder isenção de ICMS para a compra de veículo automotor do tipo popular para aposentados e pensionistas que percebam de 1 a 5 salários mínimos.
O PL 178/2007, que teve veto parcialmente derrubado, altera artigos da Lei 10.858/2001, assegurando aos professores das redes estadual e municipais o pagamento de 50% do valor do ingresso em casas de diversões, praças desportivas e similares.
A íntegra das proposituras pode ser consultada no Portal da Assembleia (www.al.sp.gov.br), no link Projetos.
Notícias mais lidas
- Plenário da Alesp aprova novas regras para promoção de policiais civis
- Projetos de reajuste e reestruturação das carreiras policiais é tema da 28ª Sessão Ordinária
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Em Sessão da Alesp, parlamentares defendem aumento maior para polícias
- Projetos de lei voltados às Polícias Civil e Militar pautam 30ª Sessão Ordinária
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado comemora a obrigatoriedade da execução do Hino Nacional nas escolas do Estado de São Paulo
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações