Dia do Cooperativismo é comemorado em sessão solene
DA REDAÇÃO
O Dia Internacional do Cooperativismo (6 de julho) foi comemorado nesta segunda-feira, 12/8, na Assembléia Legislativa. Na solenidade, enfatizou-se a importância do cooperativismo como forma de combater o desemprego gerado pela globalização da economia, de fomentar o desenvolvimento da sociedade e de proporcionar maior distribuição de renda.
De acordo com um histórico apresentado pelo representante da Aliança Cooperativista Internacional (ACI), Américo Utumi, as cooperativas de trabalho surgiram em meados do século XIX, na Europa, como forma de minimizar o desemprego gerado pela revolução industrial. No Brasil, o cooperativismo é ainda incipiente, enquanto na Alemanha há um cooperado para cada cinco habitantes e, no Japão, um para cada três.
Até 1990, salientou Utumi, o governo brasileiro só considerava as cooperativas agrícolas. Com a abertura da economia e o desemprego daí decorrente, as cooperativas de trabalho surgiram como uma "luz no fim do túnel", proporcionando aos excluídos uma possibilidade de trabalho. Em 1994, com a estabilização da moeda, novas formas de cooperativismo se tornaram viáveis, como as cooperativas de crédito e de habitação. "Por que o governo não busca aí a solução de nossos problemas?", indagou o representante da ACI.
Representando a Organização das Cooperativas Brasileiras, Márcio Lopes de Freitas destacou que há, no Brasil, sete mil cooperativas e cinco milhões de cooperados, favorecendo direta e indiretamente mais de 20 milhões de pessoas. Para ele, além de proporcionar trabalho e de combater a concentração de renda, as cooperativas são uma importante ferramenta para o fortalecimento do capital nacional.
Notícias mais lidas
- Plenário da Alesp aprova novas regras para promoção de policiais civis
- Projetos de reajuste e reestruturação das carreiras policiais é tema da 28ª Sessão Ordinária
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Em Sessão da Alesp, parlamentares defendem aumento maior para polícias
- Projetos de lei voltados às Polícias Civil e Militar pautam 30ª Sessão Ordinária
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado comemora a obrigatoriedade da execução do Hino Nacional nas escolas do Estado de São Paulo
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações