Mesa Diretora assina convênios com conselhos regionais
Rodrigo Garcia (PFL), Fausto Figueira (PT) e Geraldo Vinholi (PDT), respectivamente, presidente, 1º secretário e 2º secretário da Assembléia Legislativa, assinaram, nesta terça-feira, 4/10, no Salão Nobre da Presidência, protocolos de intenções que estabelecem termos de cooperação entre o Poder Legislativo e os conselhos regionais de diversos setores.
A iniciativa faz parte de uma série de parcerias firmadas com a Câmara dos Profissionais Registrados em Conselhos e Ordens. Os acordos assinados na solenidade envolvem dezenove entidades, entre elas várias relacionadas a atividades médicas (Conselho Regional de Odontologia, de Farmácia, dos Nutricionistas, de Biologia, de Química etc) e comerciais (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis, dos Representantes Comerciais e de Contabilidade do Estado de São Paulo.
José Augusto Viana Neto, presidente da Câmara dos Profissionais Registrados em Conselhos e Ordens e representante do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci), declarou que, com essa medida, o Legislativo abre as portas para que representantes de diversas categorias de profissionais liberais possam interferir no processo legislativo. "Com nosso conhecimento técnico poderemos ajudar na elaboração de medidas que sejam do interesse das áreas a que pertencemos."
Rodrigo Garcia afirmou que, desde que assumiu a presidência da Casa, tem baseado suas medidas em três premissas. "Todos os atos que viéssemos a tomar deveriam ser revestidos da mais absoluta transparência, assim como da mais absoluta institucionalidade. Além disso, precisaríamos criar mecanismos de participação da sociedade na elaboração das leis". Garcia disse que à partir de discussões sobre processos de participação popular surgiu a idéia dos convênios. "É importante que o Legislativo traga a sociedade civil para o centro dos debates. Nesse sentido, hoje é um dia histórico, já que criamos condições para elaborar propostas mais coerentes com os interesses das entidades de profissionais liberais. Agradeço a confiança depositada pelos conselhos, e pretendo que haja, cada vez mais, um estreitamento das nossas relações", finalizou.
Notícias mais lidas
- Plenário da Alesp aprova novas regras para promoção de policiais civis
- Projetos de reajuste e reestruturação das carreiras policiais é tema da 28ª Sessão Ordinária
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Em Sessão da Alesp, parlamentares defendem aumento maior para polícias
- Projetos de lei voltados às Polícias Civil e Militar pautam 30ª Sessão Ordinária
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado comemora a obrigatoriedade da execução do Hino Nacional nas escolas do Estado de São Paulo
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações