Estado celebra convênio para sameamento de 77 cidades
O presidente da Assembleia Legislativa Barros Munhoz compareceu, nesta quarta-feira, 9/11, à cerimônia de celebração de convênio para saneamento, firmado entre o governo do Estado e 77 municípios paulistas, que aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, com a participação do governador Geraldo Alckmin e do secretário de Estado de Saneamento Edson Giriboni.
Em seu discurso, Munhoz lembrou que a saúde é um dos principais itens com o qual deve se preocupar um prefeito e um governador, e que a questão do saneamento básico é uma das áreas relacionadas à saúde. Desse modo, tem que ser tratado com prioridade.
Para o presidente da Assembleia, muito se fala em saneamento, mas poucos fazem algo para resolver a questão. Ele ainda declarou que o governador, com a rapidez que lhe é característica, assina este convênio que, de uma só vez, beneficia 77 cidades do Estado. "Temos que acreditar no Brasil, em nossos valores, na capacidade de construção que o nosso governador demonstrou, para que possamos construir a sociedade dos nossos sonhos, justa, fraterna e humana que, graças a esse governo sério e honrado, estamos conseguindo construir", finalizou Munhoz.
Plano de saneamento municipal
O governador explicou que a solução para o saneamento deverá ser concretizada por um plano de saneamento municipal, a ser tratado em bacias hidrográficas por sequência regional: primeiramente as bacias do Alto Paranapanema e do Mogi Guaçu. "Vamos contratar em primeiro lugar uma licitação para o consórcio de 41 municípios da bacia do Mogi Guaçu. A segunda licitação será para o consórcio da bacia do Alto Paranapanema, com 36 municípios. O custo total soma aproximadamente R$ 12 milhões, 100% aplicados exclusivamente pelo governo deste Estado". Ele também explicou que os consórcios vão trabalhar junto com as prefeituras, para elaborar um plano de saneamento urbano permanente, que, além do abastecimento de água, inclui o esgoto sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo de águas pluviais.
Segundo o governador, ao mesmo tempo que esse plano de saneamento urbano é uma exigência estabelecida em lei federal, ele é reconhecido como um importante passo na prática de uma boa gestão, que implica em priorizar, junto com a saúde, a preservação da natureza.
Também compareceram os deputados Samuel Moreira e Cauê Macris, do PSDB, Estevam Galvão e Aldo Demarchi, do DEM, Sebastião Santos (PRB), prefeitos e secretários municipais de Saneamento das cidades do interior paulista.
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações