Notas de Plenário Jovem 5

24/11/2006 19:40

Estado e municípios facilitando o sonho da casa própria

Lara Cardoso de Lemos Bottari (Partido da Habitação), de 15 anos, acha importante atacar o problema da falta de moradias. "As pessoas têm o sonho de ter uma casa própria." Para a autora do PL 57, é importante mostrar o que se pensa sobre determinado assunto. Lara propõe que o governo estadual e a prefeitura municipal unam esforços para adquirir terrenos e providenciar infra-estrutura aos novos bairros, que deverão abrigar famílias cuja renda não supere 3 salários mínimos. Incentivos fiscais devem ainda atrair fornecedores de material à parceria.

Além de ajudar as famílias de baixa renda a obter sua casa, a parlamentar prevê que a implementação de seu projeto trará geração de empregos e aquecimento da economia. Quanto à carreira, Lara ainda não decidiu. Por enquanto, diz que quer ser modelo.

Preparando os jovens para o mercado de trabalho

"Eu mesma procuro emprego e, se a gente não tem referências e experiência profissional, não consegue vaga", afirma Jéssica Daniela Liziero Ambrosio (Partido do Emprego), de 15 anos. Ela propôs o PL 51, que cria um programa de capacitação para o trabalho destinado a jovens das escolas públicas. O programa tem a finalidade de orientar os estudantes para o mercado de trabalho, além de ajudá-los a descobrir suas vocações. "Um certificado, emitido pela Secretaria da Educação, servirá de carta de apresentação." Jéssica, que fez diversos cursos, inclusive de cabeleireira, já descobriu sua vocação: vai fazer o curso de direito.

Idosos com desconto em academias de ginástica

Embora membro do Partido dos Esportes, o projeto de Eduardo Correia da Silva, de 14 anos, tem caráter multidisciplinar, que envolve direitos do idoso e saúde pública. O PL 55 dispõe que toda pessoa com idade igual ou superior a 60 anos tem direito de pagar metade do valor da mensalidade em academias e centros esportivos. Eduardo inspirou-se em seus avós, que, segundo ele, não se animam muito a sair de casa, apesar de serem bastante ativos. Ele tem consciência dos benefícios das atividades físicas à saúde e se preocupa com a melhora da qualidade e da expectativa de vida, o que ajuda a reduzir os gastos dos idosos com remédios. Eduardo ainda não sabe qual carreira seguir, mas gosta muito de psicologia.

Apoio à gravidez na adolescência

Fernando de Paula Peres (Partido da Juventude), de 15 anos, acompanha sempre reportagens sobre os jovens e acha preocupante a quantidade de adolescentes que ficam grávidas precocemente. "Além de muitas vezes não fazerem o acompanhamento pré-natal adequado, elas largam os estudos para cuidar do bebê", explica. Fernando acha que o Estado deve garantir meios para que as jovens gestantes continuem seus estudos. Por isso, apresentou o PL 59, que oferece uma bolsa às adolescentes grávidas. Além de freqüentar a escola, a jovem também receberá orientações sobre planejamento familiar, métodos anticoncepcionais, pré-natal e cuidados com a criança. Fernando ainda não se decidiu, mas acredita que acabará enveredando pela informática.