Projeto para implantar áreas verdes nas margens do Tietê
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável recebeu nesta terça-feira, 20/9, o autor do projeto Parque Várzeas do Tietê, arquiteto Ruy Ohtake, e o engenheiro do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Luiz Eduardo Guizotto, que explanaram sobre a importância da proposta e seus objetivos.
De acordo com Eduardo Guizotto, o projeto pretende recuperar a capacidade de contenção de cheias que ocorrem nas várzeas do rio Tietê, desde a barragem da Penha até o município de Salesópolis; preservar as várzeas remanescentes; criar opções de lazer, turismo, cultura e educação; e garantir habitações dignas para população reassentada. Alguns dos municípios abrangidos pelo projeto são: São Paulo, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Suzano, Mogi das Cruzes e Salesópolis.
Sobre a proposta, o arquiteto Ruy Ohtake disse que é prevista a criação de diversos parques, que terão áreas de lazer, ciclovias, centros com oficinas de arte visual, teatro, música etc. Ohtake afirmou ainda que os desafios urbanísticos convergem para o rio Tietê porque praticamente todos os rios e córregos da área metropolitana são seus afluentes. "Portanto, histórica, paisagística, cultural, social, ambiental e urbanisticamente, o rio tem um significado fundamental", ressaltou Ohtake.
O evento, coordenado pelo deputado Beto Trícoli (PV), contou com ampla participação da população, que levantou questões a respeito da desapropriação das áreas contempladas pelo projeto. Em resposta, o engenheiro Eduardo Guizotto afirmou que esta é uma das maiores preocupações e que esse atendimento à população ocorrerá o mais breve possível. "O BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) não assina financiamento se não tiver esse tipo de conduta dentro do projeto. Há uma política interna do banco que professa sobre essa interação com a comunidade, soluções e atendimentos à comunidade", explicou.
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações