Líder da bancada petista coordena painel no 51º Congresso Estadual de Municípios

02/05/2007 18:03

Na manhã de 27/4, na estância de Campos do Jordão, centenas de pessoas " entre prefeitos, vereadores e gestores de políticas municipais " lotaram o auditório onde ocorria o 51º Congresso Estadual de Municípios para participar de um dos painéis mais concorridos do evento: "Prefeituras e Câmara Municipais: Causas de Rejeição das Contas". O evento teve como palestrante o secretário diretor-geral do Tribunal de Contas do Estado, Sérgio Siqueira Rossi. Simão Pedro coordenou o painel.

O congresso é realizado anualmente pela Associação Paulista de Municípios. Segundo seu presidente, Marcos Monti, "é um momento único para os representantes dos municípios encaminharem proposituras e reivindicações e, principalmente, para troca de experiências de gestão".

O lema deste ano do encontro foi "Desenvolvimento Sustentável dos Municípios". Temas como habitação, agricultura, meio ambiente e políticas sociais foram debatidos por secretários de Estado, prefeitos e diretores de empresas como a Caixa Econômica Federal, Sabesp, Petrobrás e outras.

Depois da atividade que coordenou, Simão Pedro circulou entre os estandes e conversou com vereadores e prefeitos. "Havia uma queixa pela não-participação do governador José Serra, que preferiu ir para os Estados Unidos encontrar-se com Geraldo Alckmin. Foi a primeira vez que um governador deixou de participar do evento", afirmou o líder do PT na Assembléia.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, aproveitou o congresso de municípios para falar sobre a tramitação das medidas legislativas para efetivar o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado pelo presidente Lula. Chinaglia falou também do aumento de 1% no repasse da União para o Fundo de Participação dos Municípios, anunciado pelo presidente Lula fazia 15 dias, quando recebeu os participantes da Marcha dos Prefeitos para Brasília.

"Nunca tinha participado do Congresso Estadual de Municípios, somente do congresso sobre informática pública, também organizado pela APM. Fiquei muito honrado pelo convite e percebi que os prefeitos e vereadores vêm em busca de informações e idéias para a dura tarefa que é administrar as cidades", avaliou Arlindo Chinaglia.

spedro@al.sp.gov.br