Lançada 2ª Jornada de Mobilização pela aprovação do Estatuto da Igualdade Racial
Realizou-se nesta terça-feira, 30/10, no auditório Teotônio Vilela, o lançamento da 2ª Jornada de Mobilização pela Aprovação do Estatuto da Igualdade Racial. Coordenado pelo deputado José Cândido (PT), o movimento tem a intenção de exigir que o Congresso Nacional aprove imediatamente o Estatuto da Igualdade Racial, o PL de Cotas 73/1999 e a PEC 02, que cria o Fundo de Promoção da Igualdade Racial.
No sentido de conscientizar a sociedade para a importância da votação dessas medidas, foi constituído e lançado em junho de 2007 o Fórum de Igualdade Racial SP (FIR), composto por entidades e lideranças comprometidas com a causa. O fórum, cuja denominação completa é Fórum de Mobilização pela Aprovação do Estatuto da Igualdade Racial e do PL de Cotas 73/99, defende e é signatário de um projeto político que garanta os direitos sociorraciais aos afro-brasileiros, por meio de ações afirmativas que combatam a discriminação racial e promovam a igualdade de oportunidades.
O coordenador do Fórum, frei Leandro, afirmou que um dos compromissos do movimento é coletar 100 mil assinaturas para levá-las ao Congresso Nacional " 100 mil já foram entregues. O objetivo é sensibilizar as autoridades para que a matéria seja pautada para deliberação o mais rápido possível. O fórum também pretende realizar seminários em várias regiões do país e mobilizar as atividades nas bases para que se continue o trabalho de forma coesa, aglutinando parcerias. Ainda segundo o coordenador do fórum, o atual presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT), quando recebeu uma comissão de lideranças do FIR, se comprometeu a tomar providências para que o projeto seja votado.
"O fórum e a OAB trabalham como parceiros nesta questão. Além disso, nós, da Ordem, damos moldura legal às reivindicações que são feitas", declarou Marco Antonio Zito, membro da OAB e presidente da Comissão do Negro e de Assuntos Antidiscriminatórios.
O deputado José Candido reconheceu que a aprovação das matérias é um trabalho árduo, já que o projeto original, de autoria do então deputado Paulo Paim (PT-RS) " hoje senador ", foi apresentado em 1995 e já sofreu várias transformações e emendas. "Portanto, já são 11 anos de gaveta. Precisamos aprovar logo esse Estatuto", declarou.
O Fórum São Paulo pela Igualdade Racial ainda vai requerer ao Congresso Nacional que se institua o dia 20 de novembro como feriado nacional para a comemoração do "Dia Nacional da Consciência Negra", tendo como paradigma de luta o líder negro Zumbi dos Palmares.
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações