Cananéia mistura beleza natural com construções do século XVI

19/09/2008 18:08

Dotada de excelente porto natural, Cananéia foi muito disputada nos primeiros anos do século XVI pelos portugueses, espanhóis e franceses que passavam por ali à procura de riquezas nas terras recém-descobertas. Essas incursões estrangeiras legaram à cidade construções que remontam ao próprio descobrimento do Brasil.

Formado por casarões restaurados e ruínas conservadas, esse patrimônio histórico, tombado pelo Condephaat, confere ao local um valor incalculável. Foi nesta região, na Ilha do Bom Abrigo, que a armada comandada por Martim Afonso de Souza atracou no Brasil em 1531. Aliás, essa data foi considerada, mais tarde, como a de fundação oficial de Cananéia.

Relatam os historiadores que na ocasião dessa expedição portuguesa já havia um povoado com alguns europeus, cerca de 200 mestiços e mais de 1.500 índios na cidade que viviam na então chamada comunidade Maratayama.

Testemunha involuntária dos conflitos ali existentes e das muitas embarcações que ali atracavam, Cananéia desenvolveu uma produção de meios de transportes para as tropas que se dirigiam à região sul e oficinas de reparos de caravelas. Esses fatores deram ensejo à notória evolução da construção naval durante os séculos XVII e XVIII.

Atualmente, Cananéia tem no turismo e na pesca suas principais atividades e se destaca por ter, dentro dos seus limites territoriais, seis importantes unidades de conservação ambiental.

Pontos Turísticos

No centro histórico da cidade, as construções antigas chamam a atenção dos turistas. Também é neste local, com suas danceterias, barzinhos e sorveterias, que a vida noturna acontece.

Com várias espécies de animais típicos da região, o Museu Municipal Victor Sadovsk tem como principal atração o grande tubarão branco e se encontra taxidermado, sendo o 2º maior tubarão branco do mundo em exposição.

A tradicional feira de artesanato das cidades turísticas também tem vez em Cananéia. Com vários quiosques, é possível encontrar artesanatos indígenas e regionais, cheios da criatividade caiçara, com peças feitas dos mais diversos materiais, como bambu, ossos, pedras, madeiras diversas, penas e até mesmo escamas de peixe.

Cachoeiras

Cananéia possui várias cachoeiras. Dentre as localizadas no continente destacam-se a Cachoeira do Mandira, a do Ariri, a do Pitu e Quedas do Rio das Minas.

Para acessar outras, nas ilhas, é necessário realizar a travessia, chegando ao bairro do Porto Cubatão e Itapitangui e de lá seguir as estradas de terra e trilhas. Na Ilha do Cardoso, há as cachoeiras Grande do Marujá, de Ipanema e das Máquinas no Cambriú. Todas com acesso por barco e trilhas na Mata Atlântica.

A beleza natural de Cananéia também pode ser apreciada em passeios de barcos que levam os turistas em direção às ilhas dos arredores. Em determinadas estações do ano, cardumes de golfinhos acompanham essas navegações.

Por fim, não se aconselha ninguém a deixar a cidade sem experimentar a culinária regional. A extração de ostras em Cananéia é intensa e os visitantes podem comprá-las, fresquinhas, diretamente dos coletores.