Deputado defende testes de flotação no Rio Pinheiros


07/04/2008 10:06

Compartilhar:

Rodolfo Costa e Silva defende que o dinheiro do bombeamento para a Represa Billings seja utilizado na recuperação dos rios Pinheiros e Tietê.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/RODOLFO C S FLOTACAO TIETE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em entrevista à TV Assembléia, o deputado Rodolfo Costa e Silva (PSDB) voltou a defender a importância dos testes de flotação no Rio Pinheiros. A proposta do parlamentar é que os recursos advindos do bombeamento das águas para a Represa Billings sejam investidos na recuperação dos rios Tietê e Pinheiros. "Não aceitamos fazer flotação para resolver o problema do setor elétrico", disse.

O deputado explicou o mecanismo de funcionamento do processo de flotação adotado pelo governo do Estado. "Muitos confundem com purificação do rio, mas é uma técnica adotada no mundo para oxigenar o rio através de produtos químicos", esclareceu.

O processo de flotação do Rio Pinheiros foi impedido na Justiça pelo Ministério Público Estadual por dez anos. O governo propôs e os promotores aceitaram a realização de um teste para a flotação durante 6 meses nos 5 quilômetros finais do Pinheiros, ou 1/5 do Rio (10 m³). Os testes tiveram início em agosto de 2007 e após sua conclusão será feito um Estudo de Impacto Ambiental (EIA-RIMA). Caso o governo consiga provar com isso que o impacto é mínimo, a flotação passará a ser adotada em larga escala.

Segundo Rodolfo Costa e Silva, "o bombeamento para a Billings já é feito, em períodos de chuvas, para evitar alagamentos nas partes baixas do Rio Pinheiros. O que precisamos é acelerar o processo de limpeza dos nossos rios. Defendo que todo dinheiro resultante da geração de energia seja utilizado com essa finalidade".

rcsilva@al.sp.gov.br

alesp