INSS em Hortolândia desafoga serviço em Sumaré

20/12/2007 19:17

A partir da próxima semana, moradores de Hortolândia, na Região Metropolitana de Campinas (RMC), poderão contar com atendimento previdenciário na cidade. Nesta sexta-feira, 21/12, às 10 horas, a deputada estadual Ana Perugini (PT), o ministro da Previdência Social, Luiz Marinho, e o prefeito da cidade, Angelo Perugini, inauguram a primeira agência do INSS do município.

O novo serviço vai por fim ao transtorno vivido pelos hortolandenses que precisavam se deslocar até cidades vizinhas para receberem atendimentos mais complexos como a perícia médica e pedidos de aposentadoria, não disponíveis no PrevCidade, até então o único serviço do município. A expectativa é que a nova agência contribua para desafogar as agências de Sumaré, Americana e Campinas. Dados apontam que, somente em Sumaré, dos 600 atendimentos diários, cerca de 250 são provenientes de Hortolândia. A nova agência, segundo informações do gerente executivo do INSS em Campinas, Breno Geribello da Cruz, deve atender cerca de 300 pessoas por dia.

A luta para implantar uma agência do INSS em Hortolândia teve a participação fundamental da deputada Ana Perugini. Em agosto de 2005, ainda vereadora da cidade, em contato com o Ministério, Perugini denunciou o sofrimento dos usuários do serviço nas filas das agências de Campinas, Sumaré e Americana. Em fevereiro deste ano, já na Assembléia Legislativa, ela reafirmou o pedido ao Ministério. Para a deputada, é dever do parlamentar, como agente público, ter um olhar para as necessidades da população. "O INSS de Hortolândia acaba com a necessidade do deslocamento das pessoas e com as filas na agência de Sumaré. Isso é respeito a quem precisa desse serviço", disse na ocasião da assinatura do convênio entre prefeitura e Previdência Social, em julho.

O INSS de Hortolândia funcionará na rua José Agostinho, 604, no Jardim Santana. O prédio locado pela prefeitura tem 1,2 mil metros quadrados e foi totalmente adequado para o serviço previdenciário.

aperugini@al.sp.gov.br