Assembléia aprova cessão de área para Museu Pelé


20/12/2007 19:23

Compartilhar:

Casarões do Valongo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/PAULO ALEX MUSEU PELE A.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Paulo Alexandre e o presidente do Santos, Marcelo Teixeira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/PAULO ALEX MUSEU PELE B.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Santos deu um importante passo para a criação do Museu Pelé. Em votação unânime, a Assembléia Legislativa de São Paulo aprovou na noite da última quarta-feira, 19/12, projeto de lei do governador José Serra que cede em definitivo, para o município, três imóveis edificados em uma área total de 1.890 metros quadrados. Conhecidas como "Casarões do Valongo", as construções ficam no Largo Marquês de Monte Alegre, no bairro Valongo, e serão restauradas para receber o acervo de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. As obras deverão ser financiadas por empresários com incentivo da Lei Rouanet (lei federal de incentivo cultural).

Aprovação do projeto foi articulada pelo deputado estadual Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), que apresentou, em conjunto com os parlamentares da região (Bruno Covas, Maria Lúcia Prandi, Haifa Madi, Luciano Batista e Samuel Moreira) requerimento para a matéria tramitar em regime de urgência. A matéria foi votada em sessão extraordinária pouco antes da meia noite, após um acordo de lideranças partidárias.

Paulo Alexandre já adiantou que entrará em contato com o Palácio dos Bandeirantes para propor ao governador a sanção da lei em evento com a participação de Pelé, do presidente do Santos Futebol Clube, Marcelo Teixeira, e do prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa (PMDB). O texto aprovado será encaminhado pelo Legislativo ao Executivo nos próximos dias.

"Podemos dizer que foi um presente antecipado de Natal para o Estado de São Paulo. Teremos uma atração turística de interesse internacional que ainda ajudará na revitalização do Centro Histórico", disse o parlamentar tucano, destacando o apoio dos deputados da região. "A bancada da Baixada trabalhou unida e mostrou a sua força", declarou o deputado.

pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp