Uso responsável de sacolas plásticas é tema de Frente Parlamentar


06/12/2007 20:03

Compartilhar:

Mesa de trabalho da Frente Parlamentar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/EMBALAGENS GERAL94 Mauri.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Uso Responsável de Embalagens Plásticas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/EMBALAGENS GERAL 115 Mauri.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Orlando Morando e Sussumo Honda<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/EMBALAGENS Sussumo Honda  4.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Pedro Ubiratan<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/EMBALAGENS Pedro Ubiratan 1Mauri.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi lançada nesta quinta-feira, dia 6/12, a Frente Parlamentar em Defesa do Uso Responsável de Embalagens Plásticas, que teve apoio de 51 deputados e é coordenada pelo deputado Orlando Morando (PSDB).

Houve a assinatura de protocolo de intenções entre a indústria plástica e o setor supermercadista para a utilização de sacolas plásticas que obedeçam à norma 14.937 da ABNT, de forma que elas sejam mais resistentes, o que possibilitará seu uso em menores quantidades e sua reutilização.

Sacolas plásticas, saiba utilizá-las: o meio ambiente agradece foi o título da apresentação feita por Francisco de Assis Esmeraldo, presidente do Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos (Plastivida), onde se destacou a importância dos "três erres": redução de consumo, reutilização e reciclagem. Assis disse ser "um contra-senso ambiental não aproveitar o potencial do plástico, que tem o mesmo poder calorífico do diesel".

Henrique Saraiva, diretor-presidente da UsinaVerde, discorreu sobre o processo desenvolvido com a UFRJ, que permite o processamento diário de 30 toneladas de lixo, gerando 440 kWh de energia, que é utilizada na própria empresa. Ele firmou que, com o tratamento adequado, os gases gerados pela queima do lixo não têm impactos ambientais, e o resíduo final, formado principalmente por terra e areia, pode ser aproveitado para a confecção de pisos e tijolos.

O reaproveitamento das embalagens plásticas nos lares brasileiros e a importância do uso responsável do plástico foram comentadas por Pedro Ubiratan, secretário-adjunto de Meio Ambiente, Sussumo Honda, presidente da Associação Brasileira de Supermercados, e Adler Teixeira, prefeito de Rio Grande da Serra e presidente do Consórcio Intermunicipal do ABC, região que concentra 500 indústrias de plástico. "O plástico não é o vilão, é o material do futuro. Sem ele o mundo pararia", declarou Merheg Cachum, presidente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast).

Estiveram presentes o presidente da Alesp, Vaz de Lima, e Célia Leão (ambos do PSDB), que elogiaram a iniciativa, e os deputados José Cândido (PT), João Barbosa (DEM), Olímpio Gomes (PV). Dentre os representantes de entidades, estavam presentes João Sanzovo, presidente da Associação Paulista de Supermercados e prefeito de Jaú; Paulo Dacolina, diretor-executivo do Instituto Nacional do Plástico (INP); e Rogério Mani, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis (Abief).

alesp