Inaugurada unidade de pronto atendimento em Mauá

15/12/2011 12:52

O deputado Donisete Braga (PT) participou ao lado do prefeito Oswaldo Dias, do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e de outras autoridades da inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Zaíra, em Mauá, no domingo, 11/12.

O deputado articulou junto ao governo estadual recursos da ordem de $ 1,05 milhão para a compra dos equipamentos médicos desta e de outras três unidades que estão em construção.

Donisete Braga agradeceu a atenção do ministro da Saúde à cidade de Mauá e os investimentos do governo federal na saúde básica e de urgência do município.

"Esta UPA vai ajudar a desafogar o atendimento do hospital Nardini. E a saúde vai melhorar ainda mais quando as outras três estiverem funcionando. Vamos continuar cobrando do governo do Estado o funcionamento do Ambulatório Médico de Especialidades (AME)."

O ministro Padilha disse que "de cada mil atendimentos no país atualmente, 997 problemas são resolvidos nas UPAs". O governo federal repassou R$ 8 milhões para a construção das quatro UPAs de Mauá e, por mês, vai repassar R$ 350 mil para o custeio de cada unidade.

Duas deverão ser inauguradas nos próximos meses: a da Vila Magini, que vai atender também a região central, e a da Vila Assis, que atenderá bairros como Vila Anchieta e Jardim Guapituba. A quarta UPA, situada no Jardim São João/Jardim Maringá e que estava com a obra embargada, será retomada, anunciou o prefeito Oswaldo Dias.

dpbraga@al.sp.gov.br