Aprovada audiência para tratar de futura instalação do Metrô
A Comissão de Transportes e Comunicações, reunida nesta quarta-feira, 14/5, aprovou requerimento do deputado Enio Tatto (PT) solicitando uma audiência pública com representante da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos e do presidente do Metrô para tratar das anunciadas desapropriações para instalar a futura Estação Adolfo Pinheiro, em Santo Amaro. A alteração feita por Tatto, de solicitação do comparecimento do próprio secretário, José Luiz Portella Pereira, para um representante da pasta, possibilitou a aprovação do requerimento por unanimidade.
O presidente da comissão, Aldo Demarchi (DEM), determinou que o local e dia da reunião seja acordado entre todos os membros da comissão. Os deputados Tatto e José Zico Prado (PT) sustentaram a realização da audiência no próprio local onde será construída a obra, já que os presentes poderão conhecer a área que seria desapropriada para a construção da estação e a que será desapropriada agora, distante 150 metros do local inicialmente proposto. O deputado sugeriu também que a reunião aconteça na quarta-feira, 4/6. "A Câmara Municipal de São Paulo também aprovou audiência pública para tratar deste mesmo tema, na próxima quarta-feira, 21/5", comunicou Tatto.
Entre os projetos de lei aprovados pela comissão constam o PL 137/2007 e PL 298/2007, que tratam respectivamente da inclusão, entre as formas de pagamento anual do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), da opção de quitação em até 12 parcelas, e o que institui o parcelamento de débito fiscal relativo ao mesmo imposto. Também foram aprovados os pareceres favoráveis ao PL 1.325/2007, que autoriza o Poder Executivo a firmar convênios com municípios do Estado para dar incentivo fiscal às empresas de transporte coletivo que operarem com ônibus movidos a etanol; ao PL 1.403/2007, que proíbe o uso de radares ou outros equipamentos móveis para fiscalização de trânsito nas rodovias estaduais paulistas; e ao PL 1.461/2007, que determina que os meios de comunicação de massa veiculem, no dia comemorativo ao meio ambiente, mensagens educativas sobre o uso sustentável dos recursos postos à sociedade.
Dos 26 projetos de lei constantes da pauta para deliberação conclusiva, todos referentes à denominação de logradouros públicos, 25 tiveram seus pareceres aprovados e um foi retirado. Dois requerimentos de retirada de projeto foram aprovados e duas moções também tiveram seus pareceres aprovados.
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações