Projeto é voltado à saúde dos diabéticos


29/08/2007 18:00

Compartilhar:

Deputada Maria Lúcia Amary<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/AMARY DIABETICOS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A líder da bancada do PSDB, deputada Maria Lúcia Amary, é autora do Projeto de Lei 489/07, que institui o Programa Estadual de Saúde do Pé Diabético. A intenção é prevenir, diagnosticar e tratar qualquer lesão que o paciente diabético possa apresentar nos pés. De acordo com o projeto, que está em fase tramitação, os hospitais da rede pública , assim como clínicas conveniadas, deverão prestar atendimento específico com serviços de podologia, em datas e horários pré-agendados, além de realizar atividades educativas para ensinar a prevenir complicações. "O projeto tem o intuito de contribuir para a diminuição das amputações de membros inferiores de pacientes diabéticos, proporcionando uma melhora na qualidade de vida e diminuindo os efeitos psicológicos desse procedimento. As atividades preventivas também irão reduzir os gastos diretos e indiretos decorrentes da amputação", justifica a deputada.

A situação do diabetes no Brasil é preocupante. Estima-se que 8% da população entre 30 e 69 anos de idade tenham a doença. Na faixa etária que vai dos 60 aos 69 anos, o índice fica em torno de 18%. O mais grave é que, segundo o Ministério da Saúde, a metade dos doentes não sabe que é diabética. O diabetes pode causar infarto, cegueira e paralisação dos rins.

Os diabéticos também têm grande propensão a desenvolver doenças nos pés, chamadas de "pé diabético". Cerca de 70% das amputações do sistema de saúde são feitas em diabéticos. Pequenas lesões evoluídas pela falta de cuidados geram cerca de 55 mil amputações por ano no país.

mlamary@al.sp.gov.br

alesp