Agentes de saúde pedem aplicação de legislação federal em São Paulo
Com o objetivo de regularizar a contratação de agentes comunitários de saúde e de agentes de combate às endemias, prevista pela Lei Federal 11.350/2006, a Assembleia Legislativa lançou nesta segunda-feira, 19/10, a Frente Parlamentar em Defesa dos Agentes de Saúde.
O evento, coordenado pelo deputado Milton Flávio (PSDB), foi organizado pelo presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Afins do Estado de São Paulo (Sindicomunitário) José Roberto Plebill, e contou com as presenças de Paulo Suzuki, da Associação Pró-Saúde (Prosan), Terezinha Lello, coordenadora de capacitação da Associação Saúde da Família (ASF) e Luis Antonio, representando uma das fundadoras da ASF, Maria Eugênia Lemos Fernandes.
Plebill comentou as dificuldades e desigualdades vividas entre os agentes comunitários e a importância do trabalho desenvolvido pelas agentes junto às comunidades. Conforme ele, existem diferenças entre os benefícios oferecidos aos agentes nas várias unidades de saúde do Estado.
Outro ponto destacado é a falta de diálogo entre os representantes da categoria e as prefeituras municipais. Por outro lado, Plebill ressaltou que as 13 instituições parceiras da Secretaria Municpal de Saúde, como as mencionadas acima, apoiam as reivindicações dos agentes comunitários. Entretanto, Terezinha Lello comentou que a contratação dos agentes deve ser feita através dos municípios e não das instituições parceiras.
Reivindicações
Entre os 15 itens reivindicados estão: regulamentação na contratação dos ACS e ACE nos municípios do Estado; piso salarial de dois salários mínimos; insalubridade de 10% a 20% aos ACSs e 20% a 40% aos ACEs; curso técnico de Formação de Agente Comunitário de Saúde completo; material necessário para desempenho do trabalho; assistência médica e farmácia; e estabilidade de três anos para as vésperas de aposentadoria e banco de horas.
A íntegra da lei está disponível no site www.sindicomunitario.org.br
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações