Curso aborda história do Legislativo
Conhecer o Legislativo paulista, suas histórias e peculiaridades. Esta é a proposta do curso História do Legislativo Paulista, que será ministrado nos dias 15, 22 e 29/10, 5 e 12/11, das 17h às 18h30, na sala 25, no subsolo do Palácio 9 de Julho, sede da Assembleia paulista.
Com base na documentação existente no Acervo Histórico da Casa, o historiador Carlos Dias, diretor do acervo, organizou o curso que abordará os sete períodos do Legislativo e sua importância na definição das políticas públicas que delinearam o perfil do nosso Estado, em 1828, quando foi criado o Conselho Provincial de São Paulo, até os dias atuais.
O Conselho Provincial funcionou até 1834. Em 1835, deu lugar à Assembleia Legislativa Provincial que, após a proclamação da República, em 1889, foi fechada, reabrindo em 1891, com a primeira Constituinte estadual.
De 1891 a 1930, o Poder Legislativo do Estado era bicameral. Em 1930, novamente foi fechado, reabrindo em 1935, com nova Constituinte. Em 1937, o Estado Novo fechou os legislativos estaduais, que retomaram suas atividades em 1947.
O golpe militar de 1964 também alterou o funcionamento do Legislativo. Foram momentos de exceção enfrentados pelos parlamentares. Em 1989, a Constituinte estadual restabeleceu a autonomia e as prerrogativas da Assembleia Legislativa paulista.
Nos sete períodos citados, Dias traçará um paralelo entre a história do Legislativo e a do Estado de São Paulo e do Brasil, apresentando documentos e indicando políticas públicas elaboradas com a participação da Assembleia paulista.
Notícias mais lidas
- Plenário da Alesp aprova novas regras para promoção de policiais civis
- Projetos de reajuste e reestruturação das carreiras policiais é tema da 28ª Sessão Ordinária
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Em Sessão da Alesp, parlamentares defendem aumento maior para polícias
- Projetos de lei voltados às Polícias Civil e Militar pautam 30ª Sessão Ordinária
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado comemora a obrigatoriedade da execução do Hino Nacional nas escolas do Estado de São Paulo
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações