Dia Internacional da Mulher

Opinião
08/03/2006 18:11

Compartilhar:

Palmiro Menucci<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Dep Palmiro Menucci04.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por ocasião da comemoração do "Dia Internacional da Mulher", em 8 de março próximo, várias estatísticas estão sendo divulgadas demonstrando o avanço feminino no mercado de trabalho, onde, em várias atividades, as mulheres já são até maioria.

Mas, não podemos deixar de ressaltar que, neste país, quem enfrentou, com denodo, o problema da educação popular, foi a mulher. Foi ela, na figura da "Professorinha", a normalista de saia azul e blusa branca, na cidade e no sertão, quem levou o ensino básico ao povo. Ela conseguiu, com sua luta, realizar a obra que permite à nação, hoje, ter uma força trabalho que impulsiona o avanço da economia, o aumento do PIB, a produção de bens e a melhoria, como um todo, da vida da sociedade.

E, ainda, é na mulher que repousam as esperanças de que esse trabalho prosseguirá, que o ensino alcançará a qualidade desejada e a educação popular atingirá os objetivos que todos aspiramos, para felicidade da nação e de todos os brasileiros. É a nossa brava professora, paradigma da mulher, que aí está, ensinando, produzindo, levando o país para frente.

Lembremo-nos, portanto, com o devido respeito, dessa figura impoluta a quem o país tanto deve: a PROFESSORA!

*Palmiro Mennucci é professor, presidente do CPP e deputado estadual pelo PPS.

alesp