Prefeitos querem integração da Região Oeste

17/12/2004 17:39

Emidio (à esq.) e Fuad conversam sobre integração de municípios<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Emidio17dez.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Emidio de Souza

Emidio de Souza (PT), prefeito eleito de Osasco, e Fuad Chucre (PSDB), reeleito em Carapicuíba, reuniram-se nesta quinta-feira, 15/12, para tratar da integração dos municípios da Região da Grande São Paulo. Essa integração, conforme os dois prefeitos, poderá ser realizada por meio de consórcio intermunicipal, parcerias e ações conjuntas entre as diversas cidades da Região.

As áreas possíveis de integração, abordadas preliminarmente na reunião que aconteceu nos limites das cidades de Barueri e Carapicuíba, foram as da saúde, educação, transportes, limpeza urbana e, ainda, a realização de obras. "Esta é uma primeira conversa de muitas que faremos ao longo de nossos mandatos. O mais importante é a disposição para buscar soluções conjuntas de problemas comuns", disse Emidio de Souza, que é deputado estadual e 1º secretário da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Emidio lembrou que a integração regional foi uma das principais propostas de seu programa de governo para Osasco. Ele também debateu o assunto na última quarta-feira, 14/12, em audiência com o governador Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes. Na ocasião, o governador informou-lhe que no início de 2005 enviará proposta à Assembléia Legislativa dando um novo formato à Região Metropolitana e criando um fundo de investimentos.

O prefeito de Carapicuíba, Fuad Chucre, reforçou as intenções de desenvolver ações integradas. "Embora sejamos de partidos diferentes, o fundamental é trabalharmos conjuntamente pelo bem das pessoas de nossa região. O esforço realizado por duas prefeituras torna mais fácil a solução dos problemas", disse ele referindo-se à realização de obras nos limites de Osasco e Carapicuíba.

Os dois prefeitos avaliam que a Região Oeste tem população muito grande e enormes desafios a serem superados. Desta forma, concluíram dizendo que quanto mais municípios se entrosarem e promoverem iniciativas conjuntas, mais rápidas e com menores custos serão as soluções de problemas que afligem os habitantes da região.