Deputado participa da abertura do 2º Seminário Paulista dos Bancos de Alimentos

10/12/2007 10:15

Francisco Cajueiro, da CEAGESP: Banco de Alimentos compõe a parte estrutural do Fome Zero<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/HAMILTOM PEREIRA BANCO ALIMENTOS   A.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gáspari, gerente da CEAGESP Sorocaba, destacou a importância da mobilização da sociedade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/HAMILTOM PEREIRA BANCO ALIMENTOS B.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Hamilton Pereira (PT) participou na noite de segunda-feira, 3/12, da abertura do 2º Seminário Paulista dos Bancos de Alimentos, realizado no Teatro do Sesi, em Sorocaba. Organizado pela Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (Ceagesp) e pelo Banco de Alimentos de Sorocaba, o seminário permite a troca de experiências entre bancos de alimentos paulistas e o debate sobre formas de combater a deficiência alimentar.

Cerca de 350 pessoas prestigiaram a abertura do evento, que além do deputado, contou com a presença do presidente da CEAGESP, Francisco José Cajueiro; do gerente do entreposto da CEAGESP Sorocaba, Carlos Roberto de Gáspari; do presidente do Banco de Alimentos de Sorocaba, Izídio de Brito Correia; da coordenadora geral de Promoção de Programas de Alimentação e Nutrição do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Fátima Cassanti; do representante do SEBRAE, Renato Domingues de Moraes; do representante da CIESP Sorocaba, Erly Domingues de Syllos; do vice-presidente do Consea SP, Silvio Manginell; do vereador sorocabano Arnô Pereira e de uma representante da Secretaria Municipal de Saúde.

Hamilton Pereira lembrou que antes da criação do Banco de Alimentos de Sorocaba, dezenas de pessoas ficavam aguardando o término das atividades na CEAGESP para coletar os alimentos que eram dispensados pelos permissionários. "Um teste realizado pelo Instituto Adolfo Lutz constatou até resquícios de urina nesses alimentos", lembrou o deputado. "Foi quando surgiu a idéia do Banco de Alimentos, que hoje existe graças ao empenho do Gáspari, com o apoio do Cajueiro e dos companheiros do movimento sindical de Sorocaba", completou.

A experiência da campanha Natal Sem Fome foi resgatada por Izídio de Brito, que também é presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba. Segundo ele, foi a campanha que inspirou a criação do Banco de Alimentos.

Francisco Cajueiro lembrou que o Banco de Alimentos compõe a parte estrutural do Programa Fome Zero. O gerente da CEAGESP Sorocaba, por sua vez, destacou que mais importante que a quantidade de alimentos distribuída pelo Banco até hoje é a capacidade organizativa que a mobilização gerou.

hpereira@al.sp.gov.br