Evento estimula participação dos jovens no processo eleitoral
Em parceria com a Assembléia Legislativa e o Movimento Voto Consciente, o projeto Amigos da Escola, da rede Globo, reuniu alunos de três escolas da rede pública da capital de São Paulo nesta sexta-feira, 11/4, para participar do Dia Temático Educação e Participação Cidadã. O objetivo do evento, realizado no plenário Juscelino Kubitschek, no Parlamento paulista, foi mostrar aos jovens a importância de sua participação no processo eleitoral.
"Cobrem resulados dos representantes, mas jamais fujam das urnas", aconselhou aos estudantes o deputado Waldir Agnello, 1º vice-presidente no exercício da presidência da Assembléia Legislativa.
Muitas das mudanças feitas no Parlamento, dando maior transparência a suas atividades, são resultado de participação da sociedade, "de pressão dos eleitores para saber o que seus representantes estão fazendo", lembrou Agnello.
A representação política é um fenômeno complexo e polêmico, avaliou o secretário-geral da Assembléia Legislativa, Auro Augusto Caliman, em palestra aos alunos. "Trata-se de um arranjo social pelo qual as pessoas escolhem representantes para decidir em nome delas", esclareceu.
Esse mandato, no entanto, não é imperativo, observou. "É ficção imaginar que o representante parlamentar votará sempre do mesmo jeito que cada um de seus eleitores votaria. Uma vez eleito, o parlamentar tem mandato livre para decidir de acordo com suas convicções", avaliou o secretário-geral.
Caliman destacou ainda o trabalho voltado para os estudantes que a Assembléia Legislativa realiza: o Parlamento Jovem, que ele definiu como "um exercício de democracia". Criado há dez anos, o Parlamento Jovem possibilita que alunos de todo o Estado, eleitos a partir do regulamento do evento, sejam deputados por um dia. "Nesse dia, formam-se algumas convicções, como a troca de idéias, o respeito ao diálogo e ao resultado determinado pela maioria", completou.
A Câmara Municipal de São Paulo tem um programa semelhante para inclusão dos jovens no processo cívico-político, lembrou Breno Gandelman, secretário-geral parlamentar do Legislativo municipal. Depois de relacionar a elaboração das leis à criação de normas, semelhantes àquelas que fazem parte do dia-a-dia das pessoas, Gandelman avaliou que "o Parlamento hoje tem instrumentos para garantir a participação popular. Não basta eleger o representante e pronto, a missão está cumprida".
Uma das entidades que tem ocupado esse espaço aberto à sociedade é o movimento Voto Consciente. A coordenadora da instituição na Assembléia Legislativa, Rosângela Giembinsky, falou sobre o movimento, mantido por voluntários, criado há 20 anos e hoje presente em 80 municípios de todo o país.
"Um dos nossos objetivos, além de conscientizar o cidadão, é lembrar que o processo continua após o voto, cobrando dos eleitos o compromisso na resolução de problemas sociais", afirmou Rosângela.
Pesquisa realizada pelo Voto Consciente mostrou que, em 2006, apenas 43% dos jovens com 16 anos exerceram seu direito de voto. "Essa participação precisa ser incentivada, e um exercício que deve ser praticado é a eleição dos grêmios escolares", propôs Rosângela.
Foi exatamente com a simulação da eleição do grêmio da Escola Estadual Flávio Negrini que o evento foi encerrado. A votação foi feita em um computador, com o uso de um programa desenvolvido na própria escola.
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entre o moderno e o eterno, Curupira é símbolo da COP 30 e da proteção ambiental de São Paulo
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Proposta que reestrutura Política de Assistência Social no estado é aprovada no Plenário da Alesp
- Nota de Pesar - José Afonso da Silva
- Indicação da Alesp passa em Plenário e deputado Carlos Cezar será conselheiro do TCE
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações